Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente

Autores

  • Fernanda Leticia Frates Cauduro Universidade de São Paulo
  • Tereza Kindra Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.
  • Elaine Rossi Ribeiro Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba.
  • Junia Aparecida Laia da Mata Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p150

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem, Segurança do Paciente, Qualidade da assistência à saúde.

Resumo

Relatar a experiência sobre o planejamento e a implementação de oficinas guiadas pela Metodologia da Problematização, apoiada no Arco de Maguerez, realizadas em uma Fundação Estatal, responsável pela gestão de alguns serviços de saúde da Prefeitura de Curitiba-PR, Brasil. Os objetivos das oficinas foram promover a discussão sobre a segurança do paciente entre gestores e trabalhadores da saúde; e elaborar estratégias em prol da melhoria nos processos de trabalho com foco no cuidado seguro. A estratégia pedagógica adotada apoiou-se no Arco de Maguerez, que é constituído pelas etapas: 1- Observação da Realidade; 2- Pontos-chave; 3- Teorização; 4- Hipóteses de Solução; 5- Aplicação à realidade. Como resultados, os participantes apresentaram planos de ação para os seus locais de atuação, definindo as medidas a serem desenvolvidas para promover a segurança do paciente. O uso da Metodologia da Problematização se mostrou viável nas ações educativas aplicadas no contexto relatado, capaz de aproximar as lideranças dos problemas factíveis e fomentar a elaboração de soluções compatíveis às necessidades dos serviços.

Biografia do Autor

Fernanda Leticia Frates Cauduro, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Tereza Kindra, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Elaine Rossi Ribeiro, Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba.

Enfermeira. Doutora em Medicina. Diretora acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes).

Junia Aparecida Laia da Mata, Instituto de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba.

Enfermeira Obstétra no IEP-Feaes. Doutoranda na Faculdade de Enfermagem da  Universidade Estadual de Campinas (Fenf-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

1.
Frates Cauduro FL, Kindra T, Ribeiro ER, da Mata JAL. Uso da problematização com apoio do Arco de Maguerez como estratégia de educação permanente para a promoção da segurança do paciente. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 27º de abril de 2024];18(1):150-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/355

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>