Emprego de metodologias ativas na área da saúde nos últimos cinco anos: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p108Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Metodologia.Resumo
Este estudo teve por objetivo conhecer a produção científica brasileira sobre metodologias ativas utilizadas na área da saúde nos últimos cinco anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados utilizadas foram a BVS e SCIELO. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca: metodologias ativas AND ensino AND Brasil. Os critérios de inclusão foram: texto completo disponível, idioma português, com publicação entre 2014 a 2018. Totalizaram nove artigos para amostra. Destes, cinco são da enfermagem e quatro da odontologia. Percebe-se que a temática ainda não atingiu a dimensão de destaque a qual deveria tomar, preparando não apenas o estudante para esta nova forma de ensino-aprendizagem, mas também o professor, para que este, apesar de não assumir mais o papel central dos processos educativos, ainda mantenha o interesse pela sala de aula, sem medos, preconceitos e tabus sobre as novas formas de ensinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).