Extensão universitária em saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras: educação para promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n2p43Palavras-chave:
Educação em saúde. Saúde da mulher. Relações Comunidade-Instituição. Saúde Ocupacional.Resumo
Objetivos: Desvelar a percepção de mulheres trabalhadoras sobre a Consulta de Enfermagem em Ginecologia no contexto da saúde ocupacional; Compreender os benefícios de um projeto de extensão universitária, voltado à saúde ginecológica de mulheres trabalhadoras, para a população atendida. Método: Estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, a coleta das informações se deu por meio de entrevistas que foram gravadas e transcritas, e a análise de conteúdo se deu através da técnica proposta por Turato. Resultados e discussão: Os principais benefícios evidenciados foram vínculo profissional-cliente e educação em saúde, quanto à formação acadêmica, destaca-se uma aprendizagem ativa e significativa, através da autonomia que é desenvolvida pelo extensionista. Conclusões: A integração ensino, serviço e comunidade é apreendida como um grande benefício para a população atendida e a oferta deste tipo de atendimento faz-se necessária, para implementação de novas formas de educação em saúde e de abordagens que subsidiem o aumento da cobertura do Programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).