Tecnologias educacionais como recursos para ensino sobre segurança do paciente
protocolo de uma revisão UMBRELLA
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2024v25.e1025Palavras-chave:
Estudantes de Ciências da Saúde, Tecnologia digital, Segurança do pacienteResumo
Trata-se de um protocolo de revisão umbrella que busca explorar uma variedade de tecnologias educacionais empregadas para facilitar o ensino sobre a segurança do paciente. Ao compreender como as tecnologias educacionais estão sendo utilizadas nesse campo, podemos avaliar sua eficácia, benefícios, desafios e formas de aprimorar e otimizar essas abordagens para melhorar os resultados educacionais e consequentemente a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente. Objetivou-se mapear a aplicabilidade das tecnologias digitais para o ensino sobre segurança do paciente. Seguirá a metodologia do manual de revisão do Instituto Joanna Briggs, contando com busca nas Bases de Dados Web of Science, PubMed, ScienceDirect, Embase e SciELO, com os descritores “Tecnologia digital”, “Segurança do paciente”, “Estudantes de Enfermagem” e “Estudantes de Medicina”. Espera-se conhecer as tecnologias digitais que subsidiam o ensino sobre segurança do paciente, compreendendo sua aplicabilidade e eficácia.
Referências
Aromataris E, Lockwood C, Porritt K, Pilla B, Jordan Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. JBI; 2024 [citado 2 de jun 2024]. Disponível em: https://doi.org/10.46658/JBIMES-24-01.
Moher D, Shamseer L, Clarke M, Ghersi D, Liberati A, Petticrew M, et al. Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Syst Rev [Internet]. 2015 [citado 2 de jun 2024]; 4(1):1. Disponível em: https://doi.org/10.1186/2046-4053-4-1.
Pinto M, Leite C. As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educ Pesqui [Internet]. 2020 [citado 2 de jun 2024]; 46:e216818. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818
Pollock M, Fernandes RM, Becker LA, Pieper D, Hartling L. Chapter V: Overviews of Reviews. In: Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, et al., editors. *Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.4* (updated August 2023) [Internet]. Cochrane; 2023 [citado 5 de jul 2024].Disponível em: https://training.cochrane.org/handbook/archive/v6.4.
Vilar VCFL, Martins M, Rabello ET. Qualidade do cuidado e segurança do paciente: o papel dos pacientes e familiares. Saúde debate [Internet]. 2022 [citado 2 de jun 2024]; 46(135):1174-86. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104202213516.
World Health Organization. Conceptual framework for the international classification for patient safety. Version 1.1. Final Technical Report [Internet]. 2009 [citado 19 de abr 2024]. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/70882/WHO_IER_PSP_2010.2_por.pdf?sequence=4&isAllowed=y.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).