Realidade Aumentada e Realidade Virtual como inovação no curso médico
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e928Palavras-chave:
Realidade Aumentada., Realidade Virtual. , Ensino.Referências
Aggarwal R, Ward J, Balasundaram I, Sains P, Athanasiou T, Darzi A. Proving the effectiveness of virtual reality simulation for training in laparoscopic surgery. Ann Surg [internet]. 2007 [citado 03 dez 2022];246:771-779. Disponível em:
https://journals.lww.com/annalsofsurgery/Abstract/2007/11000/
Proving_the_Effectiveness_of_Virtual_Reality.13.aspx
Aguiar BM, Gomes MAM, Lins AJCC, Muniz MTC. Utilização da realidade virtual para o ensino em saúde. Revista Educação Inclusiva [internet]. 2021 [citado 09 set 2022];5(1):106-118. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/325/292>.
Azer AS, Eizenberg N. Do we need dissection in an integrated problem-based learning medical course? Perceptions of first- and second-year students. Surgical and Radiologic Anatomy [internet]. 2007 [citado 08 set 2022];29(2):173-180. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/6488463_
Do_we_need_dissection_in_an_integrated_problem_based_learning_medical_course_
Perceptions_of_first-_and_second-year_students/link/596388afaca2728c1122c200/download>.
Boff TC, Scaramussa AB, Christianetti M, Rossi RC, Silva DTR. O uso da tecnologia no ensino da anatomia humana: revisão sistemática da literatura de 2017 a 2020. RMRP [internet]. 2020, dez [citado 14 ago 2022];53(4):447-455.Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/169288>.
Brito S, Barros C, Sá M, Foureaux G, Leite CA, Guerra L et al. Percepção de alunos quanto ao uso dos Mapas Conceituais como estratégia facilitadora para a aprendizagem da Anatomia Humana. Revista Espacios [internet]. 2017 [citado 08 set 2022];38(20). Disponível em: <https://revistaespacios.com/a17v38n20/a17v38n20p26.pdf>.
Carlos LBM, Bastos FS, Bandeira HRF, Claudino LRF, Ferreira MUF, Lameira APN. Metodologias Ativas no Ensino e Aprendizagem de Anatomia Humana: Uma Revisão Integrativa. Brazilian Journal of Development [internet]. 2021 [citado 09 set 2022];7(9):90030–90047. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/36016>.
Colares MAM, Mello JM, Vidotti AP, Sant’ana DMG. Metodologia de ensino de anatomia humana: estratégias para diminuir as dificuldades e proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI [internet]. 2019 [citado 07 out 2022];23(3):140-160. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527/751375149145
Collins E, Ditzel L. Holograms enhance student learning. Kai Tiaki Nursing [internet]. 2018, nov [citado 25 set 2022];24(10):1-3. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/329718090_Holograms_enhance_student_learning>.
Dagostin HM, Silva FS, Feitosa EK, Moraes M. Active teaching and learning methodologies in human anatomy: an evidence-based review. Brazilian Journal of Development [internet]. 2022 [citado 05 set 2022];8(4):29523–29552. Disponível em: <https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/46930>.
Davis CR, Bates AS, EllisH, Roberts AM. Human anatomy: let the students tell us how to teach. Anat Sci Educ [internet]. 2013 [citado 09 set 2022];7(4):262-72. Disponível em: <https://doi.org/10.1002/ase.1424>.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra [internet]. 1996 [citado 05 set 2022]. Disponível em: <https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf
Freitas FRN, Souza ATS, Carvalho NA, Pedrosa JIS. Active methodologies in medicine courses: an integrative review. RSD[Internet]. 2020 mai [citado 05 set 2022];9(7):e151973922.Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3922
Garret BM. Augmented Reality M-Learning to Enhance Nursing Skills Acquisition in the Clinical Skills Laboratory. Interactive technology and smart education [internet]. 2015 [citado 25 set 2022];12(4):298–314. Disponível em:<https://www.researchgate.net/publication/284224432_
Augmented_reality_mlearning_to_enhance_nursing_skills_acquisition_in_the_clinical_skills_laboratory>.
Georgopoulos MM, Campos PK, Azevedo VR, Barbosa JEC. A utilização da realidade aumentada e realidade virtual para o treinamento profissional. Revista Científica da FAEX [internet]. 2018 [citado 15 ago 2021];1(14):22-41. Disponível em: https://periodicos.faex.edu.br/index.php/e-Locucao/article/view/29/15
Hildebrandt S. Lessons to be learned from the history of anatomical teaching in the United States: the example of the University of Michigan. Anat Sci Educ [internet]. 2010 [citado 08 set 2022];3(4):202-212. Disponível em: <https://anatomypubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ase.166>.
Johnson EO, Charchanti AV, Troipis TG. Modernization of anatomy class: from conceptualization to implementation. A case for integrated multimodal-multidisciplinary teaching. Anat Sci Educ [internet]. 2012 [citado 08 set 2022];5(6):354-66, 2012. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22730175/>.
Madden K, Carstensen C. Augmented reality in nursing education. Kai Tiaki Nursing [internet]. 2019, jun [citado em 25 set 2022];25(5):28–29. Disponível em: <https://www.sit.ac.nz/Campus/MAINZ-Christchurch/ArtMID/7260/ArticleID/230/Augmented-Reality-in-Nursing-Education?subject=Creative-Industries>.
McLachlan JC, Bligh J, Bradley P, Searle J. Teaching anatomy without cadavers. Med Educ [internet]. 2004 [citado em 08 set 2022];38(4):418-424. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15025643/>.
Neves NMBC, Neves FBCS, Bitencourt AGV. O ensino médico no Brasil: origens e transformações. Gazeta médica da Bahia [internet]. 2005 [citado 15 dez 2022];75(2):162-168. Disponível em: http://www.gmbahia.ufba.br/index.php/gmbahia/article/viewFile/362/351
Papa V, Vaccarezza M. Teaching anatomy in the XXI century: new aspects and pitfalls. Scientific World Journal [internet]. 2013 [citado 08 set 2022];2013:1-5. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3842041/pdf/TSWJ2013-310348.pdf>.
Rego S. Os caminhos da educação médica. Rev Assoc Med Bras [internet]. 2004 [citado 10 dez 2022];50(3):229-230. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S0104-42302004000300001&lng=en&nrm=iso.
Santos AO, Amaral PC, Pires BFM, Rocha GM, Silva HKC. Percepções de estudantes de medicina e profissionais de saúde sobre a capacitação de equipe da atenção primária à saúde no enfrentamento da epidemia da COVID-19. Revista Brasileira de Extensão Universitária [internet]. 2020 [citado 08 set 2022];11(2):227-236. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11528>.
Santos SLF, Alves HHS, Fonteles MMF, Barros KBNT. Estratégias facilitadoras no processo ensino-aprendizagem em anatomia humana. Rev Expr Cató. [internet]. 2018 [citado 09 set 2022];7(2):58-61. Disponível em: <http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2511>.
Singh K, Bharatha A, Sa B, Adams OP, Majumder AA. Teaching anatomy using an active and engaging learning strategy. BMC Med Educ [internet]. 2019 [citado 08 set 2022];19(149):1-8. Disponível em: <https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-019-1590-
Souza PMB, Albuquerque JDS, Silva AFM, Sousa EMD, Paiva MDEB. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem no ensino da anatomia humana: uma experiência usando massa de modelar e outras ferramentas de comunicação em um projeto de monitoria. Brazilian Journal Of Development [internet]. 2020 [citado 09 set 2022];6(6):41834-41843. Disponível em:<https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/12387>.
Sugand K, Abrahams P, Khurana A. The anatomy of anatomy: a review for its modernization. Anatomical sciences education [internet]. 2010 [citado 14 ago 2021];3(2):83-93. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/41762736_The_Anatomy_of_Anatomy_
A_Review_for_Its_Modernization/link/5a8d57844585151a1bb55008/download>.
Tori R, Hounsell MS. Introdução a realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC [internet]. 2018 [citado 5 dez 2022]. Disponível em: http://www.de.ufpb.br/~labteve/publi/2018_livroRVA.pdf
Venâncio DC, Bittencourt RG. O uso de simuladores tecnológicos em disciplinas de anatomia. Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação. Repositório Instituto Federal de Santa Catarina [internet]. 2020 [citado 15 ago 2022]. Disponível em:<https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2153>.
Wang C, Daniel BK, Asil M, Khwaounjoo P, Cakmak YO. A Randomised Control Trial and Comparative Analysis of Multi-Dimensional Learning Tools in Anatomy. Sci Rep [internet]. 2020 [citado 08 set 2022]; 10(1):6120. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7145854/>.
Yiou R, Goodenough D. Applying problem-based learning to the teaching of anatomy: the example of Harvard Medical School. Surg Radiol Anat [internet]. 2006 [citado 08 set 2022];28:189–194. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1007/s00276-005-0062-z>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).