Problemas de saúde autorreferidos pelas famílias assistidas pelo Núcleo de Apoio de Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p101Palavras-chave:
Núcleo de Apoio, Saúde da Família, Doenças Crônicas.Resumo
Objetivo: Conhecer os problemas de saúde autorreferidos pelas famílias assistidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde Família. Método: Estudo descritivo-transversal, realizado num município polo econômico e de referência na área da saúde no Oeste do estado de Santa Catarina. Foram entrevistadas 1.023 famílias, selecionadas de forma sistemática, por meio de um questionário estruturado. Os dados tiveram análise por técnica descritiva. Resultados: Na análise dos dados obteve-se que 62% das famílias classificam sua saúde como boa. Verificou-se que em 56,5% delas têm algum familiar com problema de saúde, como dor na coluna (47,6%), hipertensão (42,9%), artrite e reumatismo (28,6%). Conclusão: O estudo mostra que as principais doenças que acometem as famílias são crônicas e não transmissíveis e que na autoavaliação as famílias, mesmo tendo algum de seus membros em estado mórbido, classificam a saúde familiar como boa.Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Ferraz L, Rebelatto SL, Schneider GC, Teo CRPA, Busato MA. Problemas de saúde autorreferidos pelas famílias assistidas pelo Núcleo de Apoio de Saúde da Família. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 7º de janeiro de 2025];17(2):101-10. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/290
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).