Prevalência de fatores de risco e proteção para doenças crônicas em uma população feminina assistida pela estratégia Saúde da Família no Sudoeste do Paraná.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p29Palavras-chave:
saúde da mulher, doença crônica, fatores de riscoResumo
O conhecimento sobre os fatores de risco e de proteção auxiliam na prevenção de doenças crônicas nas mulheres. A Estratégia Saúde da Família embasa a promoção de ações que reforçam esse conhecimento. Objetivou-se neste estudo descrever a prevalência dos principais fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis em uma população adulta feminina em Francisco Beltrão, Paraná. Aplicou-se um questionário a uma amostra de 415 mulheres de 20 a 59 anos, que abordou sobre os fatores de risco (tabagismo, obesidade, consumo de bebidas e alimentos gordurosos, diagnóstico médico) e de proteção (alimentação saudável, atividade física, realização de mamografia e de citologia oncótica) para doenças crônicas não transmissíveis. Quanto a fatores de risco as mulheres apresentam prevalência significativa para o consumo de leite com teor integral de gordura (81,60%), de refrigerante ou suco artificial (33,98%) e de bebida alcoólica de forma abusiva (23,73%). Quanto a fatores de proteção, há prevalência inferior significativa para realização de citologia oncótica (78,31%), consumo de feijão (39,76%) e realização de mamografia (34,22%) e superior significativa para atividade física no tempo livre e/ou deslocamento (31,57%). Nota-se a presença de importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveisDownloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
1.
Costa LD. Prevalência de fatores de risco e proteção para doenças crônicas em uma população feminina assistida pela estratégia Saúde da Família no Sudoeste do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 17º de janeiro de 2025];16(4):29-40. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/381
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).