Simulação realística como ferramenta de ensino na saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Marcelo Tsuyoshi Yamane Faculdades Pequeno Príncipe
  • Vinicius Klettenberg Machado Faculdades Pequeno Príncipe
  • Karyna Turra Osternack Faculdades Pequeno Príncipe
  • Rosiane Guetter Mello Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p87

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação. Competência Profissional. Instituições de Ensino.

Resumo

A forma de ensino na saúde mudou em todo o mundo, com a implementação da simulação realística, que adquiriu um papel importante na educação, porque é uma forma ativa de aprendizado. O estudo objetivou pesquisar publicações brasileiras sobre a utilização dessa metodologia de ensino-aprendizagem nas escolas de saúde, analisando os cursos e áreas que mais utilizam a técnica, limitações, desafios e benefícios alcançados. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Totalizaram-se 25 publicações, selecionadas nas bases de dados BVS e SciELO utilizando os descritores “simulação realística” e “ensino baseado em simulação”. Constatou-se que a simulação é metodologia indispensável no ensino em saúde, porque promove o protagonismo do estudante no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que a simulação pode ser utilizada no desenvolvimento de competências essenciais do profissional de saúde. No entanto, existem limitações na sua implementação. Também são escassos os estudos além das graduações de medicina e enfermagem e na atenção primária.

Biografia do Autor

Marcelo Tsuyoshi Yamane, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico do Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP Curitiba-PR

Karyna Turra Osternack, Faculdades Pequeno Príncipe

Mestre em Biotecnologia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdades Pequeno Príncipe - FPP Curitiba-PR

Rosiane Guetter Mello, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Ciências (Bioquímica) pela UFPR, Docente do Programa de Mestrado em ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP Curitiba-PR

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Publicado

2019-05-20

Como Citar

1.
Yamane MT, Machado VK, Osternack KT, Mello RG. Simulação realística como ferramenta de ensino na saúde: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 20º de maio de 2019 [citado 17º de novembro de 2024];20(1):87-107. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/651

Edição

Seção

Revisões

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