Aplicação do Índice Menopausal de kupperman: um estudo transversal com mulheres climatéricas

Autores

  • Celia Regina Maganha e Melo Universidade de São Paulo.
  • Édina Silva dos Reis Universidade de São Paulo.
  • Lucia Cristina Florentino Pereira da Silva Universidade de São Paulo.
  • Evelyn Priscila Santinon Sola Profa Dra da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP.
  • Christiane Borges do Nascimento Chofakian Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p41

Palavras-chave:

Climatério, Sintomas Clínicos, Saúde da Mulher.

Resumo

Objetivo: Avaliar os sintomas climatéricos em mulheres atendidas em Unidades Básicas da Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Estudo descritivo, prospectivo, transversal com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados utilizando questionário estruturado com questões contendo variáveis sociodemográficas, reprodutivas e sexuais e o Índice Menopausal de Kupperman. Os resultados foram analisados pelo Teste de Associação pelo Qui-Quadrado. Resultados: Das 80 mulheres entrevistadas, 50% tinham mais de 50 anos de idade; maioria parda; dez anos ou mais de estudo; ocupação remunerada; renda familiar entre um e dois salários mínimos e companheiro fixo. Dentre as variáveis estudadas, verificouse que a variável ciclo menstrual (p=0,010) foi significativa, apresentando associação com a presença de sintomas do climatério. Não houve associação significativa entre a presença dos sintomas do climatério e as variáveis de tabagismo, número de gestações, presença de relação sexual, exercícios físicos, IMC, idade na menopausa e idade na menarca. Conclusão: As manifestações sintomáticas do climatério estavam presentes, de forma leve, para a maioria das mulheres entrevistadas. Dada a relevância da sintomatologia, é importante que os profissionais da Atenção Primária conheçam os sintomas e repercussões na qualidade de vida das mulheres climatéricas. Além dos aspectos terapêuticos, a assistência deve contemplar a educação em saúde, com o intuito de propiciar conhecimento às mulheres sobre o funcionamento do seu corpo e as implicações dos processos fisiológicos em sua qualidade de vida. Dessa forma, conhecendo seu corpo e as interferências do meio ambiente sobre ele, essas mulheres terão melhores possibilidades de tomar decisões a respeito de sua saúde.

Biografia do Autor

Celia Regina Maganha e Melo, Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Curso de Obstetrícia.

Édina Silva dos Reis, Universidade de São Paulo.

Obstetriz Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, Curso de Obstetrícia.

Lucia Cristina Florentino Pereira da Silva, Universidade de São Paulo.

Profa. Dra. da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Curso de Obstetrícia.

Evelyn Priscila Santinon Sola, Profa Dra da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP.

Profa. Dra. da UFSCAR, campus Sorocaba, SP.

Christiane Borges do Nascimento Chofakian, Universidade de São Paulo.

Doutoranda em Ciências da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Melo CRM e, Reis Édina S dos, Silva LCFP da, Sola EPS, Chofakian CB do N. Aplicação do Índice Menopausal de kupperman: um estudo transversal com mulheres climatéricas. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 28º de abril de 2024];17(2):41-50. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/283

Edição

Seção

Artigos