A Percepção dos usuários sobre os serviços de odontologia em unidades de saúde de Vila Velha (ES), Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v12n2p28Palavras-chave:
Programa Saúde da Família, Serviços de Saúde, Acolhimento, Saúde BucalResumo
O desafio do SUS é atender às necessidades dos usuários, sendo que a escuta da opinião de quem recebe a assistência é um elemento importante na avaliação dos serviços de saúde. Com isto, objetivou-se desvelar a percepção dos usuários acerca do acolhimento e demais dispositivos que orientam a atenção integral à saúde bucal nas US de Araçás e Ibes - Vila Velha, ES. Através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo, evidenciou-se o prolongado tempo de espera por uma consulta, a dificuldade de horário para quem trabalha, dificuldade para quem necessita de visita domiciliar, além das dificuldades de acesso às consultas especializadas. Conclui-se que, apesar de os usuários estarem satisfeitos em geral com o atendimento, há um desconhecimento dos seus direitos, não há entendimento do que é um acolhimento e o serviço é ainda confundido com filantropia.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Szpilman ARM, Oliveira AE. A Percepção dos usuários sobre os serviços de odontologia em unidades de saúde de Vila Velha (ES), Brasil. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 21º de novembro de 2024];12(2):28-37. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/441
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).