Fatores associados ao interesse do cirurgião-dentista na docência para a formação do técnico em saúde bucal (TSB).
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p58Palavras-chave:
Dentistas, Auxiliares de Odontologia, Recursos Humanos em Odontologia, Educação Profissional em Saúde Pública.Resumo
Verificou-se os fatores associados ao interesse na docência do cirurgião-dentista atuante no Sistema Único de Saúde (SUS), para a formação de Técnicos em Saúde Bucal na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV-ES). Um estudo seccional com amostra representativa de 217 CDs atuantes no SUS da RMGV-ES foi desenvolvido, pela aplicação de formulário objetivo com questões sobre identificação pessoal, formação, trajetória e qualificação profissional e práticas de ensino e pesquisa. Os dados foram processados e submetidos aos testes de qui-quadrado. Verificou-se que os fatores associados positivamente ao interesse na docência são: a atuação profissional nos municípios de Vila Velha, Vitória e Viana (p=0,032), a idade do profissional inferior a 45 anos (p=0,015), a especialização nas áreas de Saúde Pública e/ou Educação (p=0,035), experiência prévia ou atual de exercício da prática docente em sala de aula (p<0,001) e em campo de estágios (p=0,050) e a experiência em pesquisa (p=0,001). Já a especialização nas áreas de Clínica Odontológica estabeleceu uma associação não favorável ao interesse na docência (p=0,038). A partir dos resultados, entendeu-se o contexto que cerca o interesse dos cirurgiões-dentistas na formação de Técnicos em Saúde Bucal. A verificação desses fatores permite a compreensão das dificuldades que permeiam formação de recursos humanos em saúde bucal coletiva, no nível técnico, para o trabalho em equipe no SUS.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Cavaca AG, Neto ET dos S, Esposti CDD, Galvêas EA, Oliveira AE, Zandonade E. Fatores associados ao interesse do cirurgião-dentista na docência para a formação do técnico em saúde bucal (TSB). Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 17º de novembro de 2024];12(1):58-6. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/428
Edição
Seção
Artigos
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