Estudo epidemiológico sobre acidente vascular encefálico em uma clínica escola de fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p33Palavras-chave:
acidente vascular cerebral, epidemiologia, fisioterapia.Resumo
Objetivo identificar o perfil epidemiológico dos pacientes com sequelas de Acidente vascular encefálico que procuraram atendimento na Clínica Escola de Fisioterapia da UNICENTRO, no município de Guarapuava/PR. Métodos Coleta de dados dos prontuários arquivados pelo serviço de Fisioterapia no período de 2003 a 2012. Foi utilizado um roteiro de avaliação, elaborado pelas pesquisadoras. Resultados Os resultados evidenciaram que 54,25% dos indivíduos eram do sexo masculino, 56,60% eram casados e idade média foi de 62,37±14,48 anos para ambos os gêneros. Como fatores de risco, a hiperlipidemia, a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes foram os mais evidentes, com valores de 90,57%, 76,42% e 25,94%, respectivamente. A maioria (53,18%) dos pacientes apresentou grau de dependência total ou parcial para realização das atividades de vida diária. Conclusão É preciso intensificar as ações de prevenção em saúde para que os fatores de risco sejam minimizados, visando a redução na incidência do AVE.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Bim CR, Carrasco AC, Novak VC, Martins E do RC. Estudo epidemiológico sobre acidente vascular encefálico em uma clínica escola de fisioterapia. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];17(1):33-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/365
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).