SISTEMATIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO MATERNO: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA O MONITORAMENTO

Autores

  • Senhora Viviane Melanda Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
  • Liliana Muller Larocca Enfermeira (UFPR); Mestre em Enfermagem (UFSC); Doutora em Educação (UFPR); Membro do NESC (Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva); Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná
  • Wilse Gorges de Almeida Técnica de Enfermagem (Centro de Educação Profissional do Hospital Evangélico do Paraná). Servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-Pr)
  • Cleide Aparecida de Oliveira Enfermeira (PUC-PR); Especialista em Saúde Pública (ENSP); Mestre em Epidemiologia pela UFRS. Servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-Pr).Email:
  • Acácia Maria Lourenço Francisco Nasr Médica Ginecologista e Obstetra Especialista em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (HEG-Pr); Mestre em Clínica Cirúrgica (PUC-Pr). Servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-Pr)
  • Joseana Cardoso de Souza Silva Enfermeira (UEFS-Ba). Servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-Pr).

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p68

Palavras-chave:

Mortalidade Materna, Vigilância Epidemiológica.

Resumo

O Ministério da Saúde descreve a finalidade do reconhecimento da informação como uma dinâmica desencadeadora do processo “Informação-Decisão-Ação” (MS, 2006). Objetivo descrever as ações da Sistematização da Investigação do Óbito Materno (SIOM), implementada pela Vigilância Epidemiológica do Óbito Materno no Estado do Paraná, a fim de detectar precocemente óbitos maternos ocorridos em 2013. Materiais e Métodos: Relato de Experiência na Investigação de Mortalidade Materna Declarada e Óbito de Mulher em Idade Fértil (MIF), a partir de método descritivo, com abordagem quantitativa de análise dos dados retrospectivos de base secundária do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM).  Implementação do processo de trabalho por meio da SIOM constituída por 10 etapas na análise. Resultados: Celeridade em 26% da média de dias de notificação dos registros no SIM federal de todos os óbitos MIF; agilidade na investigação dos óbitos maternos declarados e MIF, com redução de 29% da média de dias; eficácia de detecção de óbitos maternos (OM), com 100% de confirmação; 34% da frequência de óbitos maternos na Razão de Mortalidade Materna atual foram detectados pela SIOM. Conclusão/Recomendações: Este estudo demonstrou que o uso da estratégia do SIOM, por meio da exploração do SIM é uma ferramenta que contribui significativamente para os processos da vigilância epidemiológica do óbito materno, trazendo impactos diretos de melhoria na agilidade da captação e detecção da informação, assim como na investigação do óbito, o que possibilita a agilidade do reconhecimento dos determinantes circunstanciais para planejamento e ações em saúde preventiva.


Biografia do Autor

Senhora Viviane Melanda, Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Superintendência de Vigilância em Saúde, Centro de Epidemiologia, Divisão de Informações Epidemiológicas

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

1.
Melanda SV, Larocca LM, de Almeida WG, de Oliveira CA, Nasr AMLF, Silva JC de S. SISTEMATIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DO ÓBITO MATERNO: UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA O MONITORAMENTO. Espac. Saude [Internet]. 30º de junho de 2014 [citado 7º de maio de 2024];15(2):68-74. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/531

Edição

Seção

Artigos