Vigilância na Qualidade da Água: um trabalho multidisciplinar do PET - Vigilância em Saúde / UFPR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p258Palavras-chave:
Vigilância em Saúde, Água Potável – Pesquisa, Tratamento da Água, Qualificação Profissional em Saúde.Resumo
O artigo tem como objetivo descrever a experiência de implantação do PET-Saúde/Vigilância em Saúde no Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano (VIGIAGUA) em ColomboPR. Foram estabelecidos pelo grupo de trabalho seis momentos pedagógicos: 1) Conceitual / Teórico / Operacional; 2) Vivência de campo nas ações municipais do VIGIAGUA; 3) Avaliação das amostras coletadas no VIGIAGUA; 4) Implantação do heterocontrole de fluoretos e vigilância dos trihalometanos; 5) Avaliação dos resultados do heterocontrole dos fluoretos e dos trihalometanos; 6) Publicidade e divulgação das ações na comunidade. Essa proposta metodológica tem proporcionado uma reflexão sobre as práticas em serviço com os integrantes do PET-Saúde/VS, possibilitando uma avaliação de recursos e tecnologias desenvolvidas, além da divulgação no meio científico e comunitário das ações realizadas na vigilância em saúde.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Ditterich RG, Gonçalves JR da SN, Assaf AV, Rattmann YD, Buffon M da CM, Pecharki GD. Vigilância na Qualidade da Água: um trabalho multidisciplinar do PET - Vigilância em Saúde / UFPR. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 21º de janeiro de 2025];17(2):258-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/309
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).