Perfil da mortalidade infantil nas Macrorregionais de Saúde de um estado do Sul do Brasil, no triênio 2012–2014
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p32Palavras-chave:
Mortalidade Infantil, Sistemas de Informação, Nascido Vivo.Resumo
A Mortalidade Infantil como parâmetro de análise da qualidade da saúde das populações é historicamente utilizada por gestores de saúde, e pelas organizações internacionais, por indicar o nível de saúde de uma população. Este estudo teve como objetivo identificar o perfil da mortalidade infantil, nas quatro macrorregionais de saúde do estado do Paraná, Brasil, com o recorte para o triênio de 2012 a 2014. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, retrospectivo, com análise descritiva simples de dados secundários dos Sistemas de Informação de Nascidos Vivos e da Mortalidade. Os resultados apontaram a existência de diferenças regionais quanto à via e à idade gestacional do nascimento, o Apgar ao nascer, e a escolaridade materna. As Macrorregionais que figuraram com indicadores menos adequados foram a Noroeste e a Oeste. Acredita-se que estas deverão ser mais bem investigadas para as confirmações e planejamento de intervenções que reduzam o risco para a ocorrência dos óbitos infantis. Mesmo havendo limites para pesquisas com dados secundários, o cenário apresentado poderá subsidiar os gestores regionais e estaduais, bem como suscitar novas pesquisas.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Xavier Ferreira Vianna RC, de Souza Freire MH, Carvalho DR, Migotto MT. Perfil da mortalidade infantil nas Macrorregionais de Saúde de um estado do Sul do Brasil, no triênio 2012–2014. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(2):32-40. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/282
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).