Rede Mãe Paranaense – Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p77Resumo
A Rede Mãe Paranaense foi definida como uma rede prioritária no Plano de Governo para a Saúde 2011 a 2014 do Governador Beto Richa. Essa prioridade foi baseada na análise dos indicadores de mortalidade infantil e materna, que apresentava a estagnação dos indicadores ao longo dos últimos anos, uma grande desigualdade entre as regiões de saúde e a ausência de todos os pontos de atenção organizados para atender as gestantes e as crianças. E acima de tudo o elevado percentual de mortes maternas (81%) e infantis (61%) evitáveis. A implantação da Rede Mãe Paranaense está fundamentada no marco conceitual das Redes de Atenção à Saúde proposta por Mendes (2010).
Este relato de experiência tem por objetivo descrever a organização e operacionalização da Rede, e os resultados alcançados. Com a análise epidemiológica, verificou-se a necessidade de se estabelecer a estratificação de risco da gestante e da criança como elemento orientador na organização da atenção nos níveis primário, secundário e terciário. Elaborou-se o Mapa Estratégico com os seguintes conceitos: missão, visão, valores, resultado para a sociedade e perspectivas relacionadas aos processos, a gestão e garantia do aporte financeiro. Em seguida foi elaborado o Painel de Bordo com 23 indicadores de acompanhamento e avaliação relacionados às perspectivas. Para organizar a atenção primária, secundária e terciária foram estabelecidos a modelagem e protocolos que garantam uma atenção de
qualidade. Os resultados alcançados em 3 anos de implantação das ações e serviços são demonstrados na diminuição da mortalidade materna e infantil em todo o Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).