PREVALÊNCIA DE DOR LOMBAR EM MOTORISTAS DE TÁXI DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n1p66Palavras-chave:
Dor lombar, Fatores de risco, Saúde do trabalhadorResumo
A dor lombar é um dos eventos mais encontrados na relação saúde e trabalho. Dados epidemiológicos mundiais evidenciam a alta prevalência de dor lombar em motoristas, sobretudo motoristas de táxi. Neste sentido, este estudo objetivou investigar a prevalência de dor lombar e sua associação com as variáveis sociodemográficas, ocupacionais e estilo de vida em motoristas de táxi do município de Jequié/BA. Trata-se de um estudo transversal, com 101 indivíduos, no qual foi utilizado um questionário constituído por informações sociodemográficas, ocupacionais, estilo de vida e relacionadas à coluna lombar. Os dados foram processados no programa estatístico SPSS, versão 15.0, sendo utilizado o modelo de regressão de Poisson e adotado o intervalo de confiança de 95%. A prevalência de dor lombar entre os taxistas foi de 54,5%, sendo que 78,2% referiram dor de intensidade moderada. A redução das atividades no último ano devido à dor lombar foi confirmada por 12,7% dos taxistas. Verificou-se que a maior prevalência da dor lombar foi encontrada entre os indivíduos que não realizavam atividades de lazer semanal (p=0,001). Constatou-se que quanto mais elevada a faixa etária, maior a intensidade da dor (p=0,001), e maior o uso de medicamentos (p=0,05). Os indivíduos que realizavam outra atividade remunerada apresentaram associação com a redução das atividades nos últimos 12 meses (p=0,008). Sendo assim, espera-se que esses resultados possam servir de subsídios para o planejamento de programas voltados para prevenção, promoção da saúde e controle dos agravos, a fim de melhorar as condições de saúde desses profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).