Insuficiência renal crônica: caracterização sociodemográfica e de saúde de pacientes em tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA.

Autores

  • Claudio Henrique Meira Mascarenhas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Joalise Eliote Lyra Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adriana Vieira Peixoto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Mayara dos Santos Teles Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p30

Palavras-chave:

Insuficiência Renal Crônica, Condições de Saúde, Condições Sociais, Hemodiálise.

Resumo

A insuficiência renal crônica consiste na perda progressiva e irreversível da função renal e representa hoje um grande problema de saúde pública. Neste sentido, este estudo objetivou descrever as condições sociodemográficas e de saúde de portadores de insuficiência renal crônica submetidos a tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA. Trata-se de um estudo transversal, com amostra de 83 indivíduos em tratamento hemodialítico, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário contendo questões sociodemográficas e de saúde. Os dados coletados foram organizados e processados no programa estatístico SPSS versão 13.0, sendo realizada análise estatística descritiva. Dos indivíduos avaliados a média de idade foi de 54,6 (+18,5) anos, sendo mais freqüente o sexo masculino (73,5%). As etiologias com maior distribuição da insuficiência renal foram doença policística, glomerulonefrite e diabetes mellitus. Em relação ao tempo de tratamento observou-se que a maioria dos indivíduos apresentava até um ano de tratamento hemodialítico, sendo 59,0% do sexo masculino e 59,1% do sexo feminino. As mulheres apresentaram maior prevalência de tabagismo (22,7%) do que os homens (21,3%); enquanto que os homens apresentaram maior prevalência de etilismo (16,4%) em relação as mulheres (13,6%). Desta forma, o presente estudo reforça a importância de ampliar trabalhos que visem conhecer o perfil dos pacientes com insuficiência renal a fim de buscar a melhoria da qualidade de vida desta população.

Biografia do Autor

Claudio Henrique Meira Mascarenhas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Joalise Eliote Lyra, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Adriana Vieira Peixoto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mayara dos Santos Teles, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

2011-08-10

Como Citar

1.
Mascarenhas CHM, Reis LA dos, Lyra JE, Peixoto AV, Teles M dos S. Insuficiência renal crônica: caracterização sociodemográfica e de saúde de pacientes em tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 29º de abril de 2024];12(1):30-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/425

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)