Insuficiência renal crônica: caracterização sociodemográfica e de saúde de pacientes em tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p30Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica, Condições de Saúde, Condições Sociais, Hemodiálise.Resumo
A insuficiência renal crônica consiste na perda progressiva e irreversível da função renal e representa hoje um grande problema de saúde pública. Neste sentido, este estudo objetivou descrever as condições sociodemográficas e de saúde de portadores de insuficiência renal crônica submetidos a tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA. Trata-se de um estudo transversal, com amostra de 83 indivíduos em tratamento hemodialítico, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um formulário contendo questões sociodemográficas e de saúde. Os dados coletados foram organizados e processados no programa estatístico SPSS versão 13.0, sendo realizada análise estatística descritiva. Dos indivíduos avaliados a média de idade foi de 54,6 (+18,5) anos, sendo mais freqüente o sexo masculino (73,5%). As etiologias com maior distribuição da insuficiência renal foram doença policística, glomerulonefrite e diabetes mellitus. Em relação ao tempo de tratamento observou-se que a maioria dos indivíduos apresentava até um ano de tratamento hemodialítico, sendo 59,0% do sexo masculino e 59,1% do sexo feminino. As mulheres apresentaram maior prevalência de tabagismo (22,7%) do que os homens (21,3%); enquanto que os homens apresentaram maior prevalência de etilismo (16,4%) em relação as mulheres (13,6%). Desta forma, o presente estudo reforça a importância de ampliar trabalhos que visem conhecer o perfil dos pacientes com insuficiência renal a fim de buscar a melhoria da qualidade de vida desta população.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Mascarenhas CHM, Reis LA dos, Lyra JE, Peixoto AV, Teles M dos S. Insuficiência renal crônica: caracterização sociodemográfica e de saúde de pacientes em tratamento hemodialítico no município de Jequié/BA. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 21º de fevereiro de 2025];12(1):30-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/425
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).