Não foi só ensinar: alterações osteomusculares em docentes no sistema home office de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e903Palavras-chave:
Pandemia, Professores, Dor MusculoesqueléticaResumo
A Covid-19 proporcionou mudanças na educação presencial, substituída pelo ensino remoto, gerando consequências na saúde dos professores. A pandemia pode ter gerado novas alterações osteomusculares nos docentes ou intensificado preexistentes. Objetivou-se avaliar o tempo que os docentes atuaram remotamente, analisando as incidências de alterações osteomusculares. A coleta de dados ocorreu em 2021 utilizando Google forms. Foram 92 respostas, de profissionais lecionando entre um e dois anos (76,1%), consequentemente > 60% ficam por mais de seis horas em frente à tela do computador, 96,7% dos docentes têm algum tipo de dor osteomuscular e 33,7% afirmam que as dores iniciaram após passar a trabalhar em frente ao computador. As principais regiões com dores são a cervical, ombros e lombar. A postura inadequada combinada a móveis não ergonômicos afetam a musculatura postural, levando à fadiga e dor. A mudança do modo de trabalhar levou a um desequilíbrio biopsicossocial, que deve ser investigado futuramente.
Referências
Alencar MCB, Ota NH. O afastamento do trabalho por LER/DORT: repercussões na saúde mental. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. 2011: 22(1);60-7. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v22i1p60-6
Almeida LMS, Dumith SC. Association between musculoskeletal symptoms and perceived stress in public servants of a Federal University in the South of Brazil. Br J Pain. 2018:1(1);9-14
Alomar RS, AlShamlan NA, Alawashiz S, Badawood Y, Ghwoidi BA, Abugad H. Musculoskeletal symptoms and their associated risk factors among Saudi office workers: a cross-sectional study. BMC Musculoskeletal Disorders. 2021:22(1); 1-9
Aperribai L, Cortabarria L, Aguirre T, Verche E, Borges Á. Teacher’s physical activity and mental health during lockdown due to the COVID-2019 pandemic. Front. Psychol. 2020;11:577–886.
Araújo BLS, Gomes DV, Pires VS, Moraes Filho IM, Costa ALS. Estresse ocupacional em docentes de uma instituição de ensino superior da região metropolitana de Goiânia. REVISA. 2015:4 (2);96-104
Asmundson GJG, Taylor S. Coronaphobia: fear and the 2019-nCoV outbreak. J Anxiety Disord. 202;70:102196. Doi:10.1016/j.janxdis.2020.102196
Bao W. COVID-19 and online teaching in higher education: A case study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies. 2020;2(2):113–15. https://doi.org/10.1002/hbe2.191.
Bonzini M, Bertu L, Veronesi G, Conti M, Coggon D, Ferrario MM. Is musculoskeletal pain a consequence or a cause of occupational stress? A longitudinal study. Arch Occup Environ Health. 2015:88(5);607-12
Celenay ST, Karaaslan Y, Mete O, Kaya DO. Coronaphobia, musculoskeletal pain, and sleep quality in stay-at home and continuedworking persons during the 3-month Covid-19 pandemic lockdown in Turkey. Chronobiology International. 202;37(12): 1778-85.
CEPAL-UNESCO Education in the time of COVID-19. Geopolitica. 2020;11:11–13.
Cheng X. Challenges of “School’s Out, But Class’s on” to School Education: Practical Exploration of Chinese Schools during the COVID-19 Pandemic. Sci. Insights Educ. Front. 2020;5:501–16.
Condrowati BF, Maharani FT, Utari D. Musculoskeletal Disorder of Workers During Work From Home on Covid-19 Pandemic: A Descriptive Study. In International conference of health development. Covid-19 and the role of healthcare workers in the industrial era. 2020: 153-160. https://doi.org/10.2991/ahsr.k.201125.025
Dalagasperina P, Monteiro, JK. Estresse e docência: um estudo do ensino superior privado. Revista Subjetividades. 2016:16(1);37-51
Daneshmandi H, Choobineh AR, Ghaem H, Alhamd M, Fakherpour A. O efeito de problemas musculoesqueléticos na fadiga e produtividade do pessoal de escritório: um estudo transversal. J Anterior Med Hyg. 2017;58(3):E252-E258.
De Mattos JGS, Souza Castro S, Melo LBL, Santana LC, Coimbra MAR, Ferreira LA. Musculoskeletal pain and perceived stress by teachers during the COVID-19 pandemic. 2021;10(6):e25110615447-e25110615447.
Fallon N, Brown C, Twiddy H, Brian E, Frank B, Nurmikko T, Stancak A. Adverse effects of COVID-19 related lockdown on pain, physical activity and psychological wellbeing in people with chronic pain. 2020;15(3):357-68 https://www.medrxiv.org/content 10.1101/2020.06.04.20122564.
Garcia FW, Kantoviscki ALL, Vettorazzi MLT, Ogradowski KRP, Kantoviscki AR. Percepção de docentes de cursos da área da saúde sobre adaptação ao ensino remoto. Espac. Saude [Internet]. 2022 [citado 20 de julho de 2022];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/851
Gostin LO, Wiley LF. Governmental public health powers during the COVID-19 pandemic: stay-at-home orders, business closures, and travel restrictions. JAMA. 2020;323(21):2137–2138. Doi:10.1001/jama.2020.5460
Gotfryd AO, Valesin-Filho ES, Viola DCM, Lenza M, Silva JA, Emi AS, Tomiosso, et al. Analysis of epidemiology, lifestyle, and psychosocial factors in patients with back pain admitted to an orthopedic emergency unit. Einstein 2015;13:243–48
Johnson S, Cooper C, Cartwright S, Donald I, Taylor P, Millet C. The experience of work-related stress across occupations. J. Manag. Psychol. 2005;20:178–87
Kayabinar E, Kayabinar B, Önal B, Zengin HY, Köse N. The musculoskeletal problems and psychosocial status of teachers giving online education during the COVID-19 pandemic and preventive telerehabilitation for musculoskeletal problems. Work. 2021;68(1):33–43. DOI: 10.3233/WOR-203357
Kraemer K, Moreira MF, Guimarães B. Dor musculoesquelética e riscos ergonômicos em docentes de uma instituição federal. Rev Bras Med Trab. 2020:18 (3);343-51
Laurenti C, Jesus LS, Nogueira LN, Corrêa SS, Wunsche R, Isabelle S. et al. Participação das mulheres em atividades acadêmico-científicas de Análise do Comportamento no Brasil. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento. 2019: 27(2); 251-68
Leirós-Rodríguez R, Rodríguez-Nogueira Ó, Pinto-Carral A, Álvarez-Álvarez M, Galán-Martín MÁ, Montero-Cuadrado, et al. Musculoskeletal Pain and Non-Classroom Teaching in Times of the COVID-19 Pandemic: Analysis of the Impact on Students from Two Spanish Universities. JCM.2020; 9(12):4053.
Lippi G, Henry BM, Bovo C, Sanchis-Gomar F. Health risks and potential remedies during prolonged lockdowns for coronavirus disease 2019 (COVID-19). Diagnosis. 2020;7(2):85–90. DOI: 10.1515/dx-2020-0041
Lizana PA, Vega-Fernandez G, Lera L. Association between chronic health conditions and quality of life in rural teachers. Front. Psychol. 2020;10:2898.
Lizana PA, Veja-Fernadez G, Gomez-Bruton A, Leyton B, Lera L. Impact of the COVID-19 Pandemic on Teacher Quality of Life: A Longitudinal Study from before and during the Health Crisis. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021;18(7): 3764
Mahdavi SB, Kelishadi R. Impact of sedentary behavior on bodily pain while staying at home in COVID-19 pandemic and potential preventive strategies. Asian J Sports Med. 2020: 11(2):e103511.
Mattos JGS, Souza Castro S, Melo LBL, Santana LC, Coimbra MAR, Ferreira LA. Dores osteomusculares e o estresse percebido por docentes durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development. 2021:10(6);e25110615447-e25110615447.
Mira J. Pandemia COVID-19:Y ahora ¿qué? J. Health Qual. Res. 2020;35,133-35.
Moreira S, Criado MB, Ferreira MS, Machado J, Gonçalves C, Mesquita C. et al. Os efeitos do confinamento do COVID-19 na percepção da atividade física e na percepção de sintomas musculoesqueléticos em trabalhadores de computador: desenho de estudo longitudinal comparativo. Int. J. Ambiente. Res. Saúde Pública. 2022:19; 7311. https://doi.org/10.3390/ijerph19127311
Mucci F, Mucci N, Diolaiuti F. Lockdown and isolation: psychological aspects of COVID-19 pandemic in the general population. Clin Neuropsychiatry. 2020;17(2):63–4.
Phelan A, Katz R, Gostin LO. The Novel Coronavirus Originating in Wuhan, China: Challenges for Global Health Governance. JAMA. 2020;323,709.
Sato MI, Aguiar LF, Freitas MNV, Guerra I, Martinez JE. Cervicalgia entre estudantes de medicina: uma realidade multifatorial. Rev da Fac Ciências Médicas Sorocaba [Internet]. 2019;55–8. Available from: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/37186. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v80ispe2p307-316
Silva LPS, Morsch P. Os benefícios da fisioterapia nas doenças osteomusculares associadas ao trabalho. Revista da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. 2019:10(1); 182-90
Silva NSR, Ferreira DS, Mattos JGS. Análise do estresse ocupacional em docentes da área da saúde de uma instituição particular do interior de Minas Gerais. Revista Educação, Saúde e Meio Ambiente. 2018:1(3);10-24.
Sokal L, Trudel LE, Babb J. Canadian teachers’ attitudes toward change, efficacy, and burnout during the COVID-19 pandemic. Int. J. Educ. Res. Open 2020;1:100016.
Song J, Dunlop DD, Semanik PA, Chang AH, Lee YC, Gilbert AL. et al. Reallocating time spent in sleep, sedentary behavior and physical activity and its association with pain: A pilot sleep study from the Osteoarthritis Initiative. Osteoarthr. Cartil. 2018;26:1595–1603
Souza KR, Mendonça ALO, Rodrigues AMS, Felix EG, Teixeira LR, Santos, MBM, Moura M. A nova organização do trabalho na universidade pública: consequências coletivas da precarização na saúde dos docentes. Ciência & Saúde Coletiva. 2017:22(11);3667-76.
Sugimoto L. Mulheres no ensino superior ainda são minoria apenas na docência. Jornal da Unicamp [Internet]. 2018 [citado 20 de julho de 2022]. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/no- ticias/2018/04/11/mulheres-noensino-superior-ainda-sao-minoria-apenas-na-docencia
Wang C, Horby PW, Hayden FG, Gao GF. A novel coronavirus outbreak of global health concern. Lancet. 2020;395,470-73.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).