Não foi só ensinar: alterações osteomusculares em docentes no sistema home office de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2023v24.e903

Palavras-chave:

Pandemia, Professores, Dor Musculoesquelética

Resumo

A Covid-19 proporcionou mudanças na educação presencial, substituída pelo ensino remoto, gerando consequências na saúde dos professores. A pandemia pode ter gerado novas alterações osteomusculares nos docentes ou intensificado preexistentes. Objetivou-se avaliar o tempo que os docentes atuaram remotamente, analisando as incidências de alterações osteomusculares. A coleta de dados ocorreu em 2021 utilizando Google forms. Foram 92 respostas, de profissionais lecionando entre um e dois anos (76,1%), consequentemente > 60% ficam por mais de seis horas em frente à tela do computador, 96,7% dos docentes têm algum tipo de dor osteomuscular e 33,7% afirmam que as dores iniciaram após passar a trabalhar em frente ao computador. As principais regiões com dores são a cervical, ombros e lombar. A postura inadequada combinada a móveis não ergonômicos afetam a musculatura postural, levando à fadiga e dor. A mudança do modo de trabalhar levou a um desequilíbrio biopsicossocial, que deve ser investigado futuramente.

Biografia do Autor

Iago Vinicios Geller, Centro Universitário Ugv, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicas pela UNESPAR. Bacharel em Fisioterapia pela Ugv. Docente no Centro Universitário Ugv. União da Vitória, Paraná

Giovana Simas Melo Ilkiu, Centro Universitário Ugv

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bacharel em Fisioterapia pela Tuiuti do Paraná. Docente do Centro Universitário Ugv. União da Vitória, Paraná

Willian Amauri Amarantes, Centro Universitário Ugv

Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade Inspirar. Bacharel em Fisioterapia pela Ugv. Docente do Centro Universitário Ugv. União da Vitória, Paraná

Marcos Vinicius Ruski, Centro Universitário Ugv

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Bacharel em Fisioterapia pela FURB. Docente do Centro Universitário Ugv. União da Vitória, Paraná

Daniel Alberto Gonzales, Centro Universitário Campo Real

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Licenciado em Matemática pela UNESPAR. Diretor da Campo Real campus Irati. Irati, Paraná

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

1.
Geller IV, Ilkiu GSM, Amarantes WA, Ruski MV, Gonzales DA. Não foi só ensinar: alterações osteomusculares em docentes no sistema home office de ensino. Espac. Saude [Internet]. 8º de maio de 2023 [citado 22º de dezembro de 2024];24. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/903

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