Avaliação do desenvolvimento das competências gerais em cursos de bacharelado em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e792Palavras-chave:
Competências Gerais, Estudantes de Ciências da Saúde, Educação Física.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o desenvolvimento das competências gerais em Cursos de Bacharelado em Educação Física, tendo sido estudadas duas Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. O estudo foi analítico com abordagem quantitativa e método transversal utilizando o instrumento elaborado e validado por De Matia para a avaliação das competências gerais nos cursos da saúde. A amostra total foi de 263 respondentes. Quando comparamos as respostas dos professores à auto-avaliação pelos graduandos, observamos escores menores em todas as dimensões estudadas. Os graduandos dos primeiros períodos se avaliam pior do que aqueles em períodos mais avançados do curso. Os professores percebem graduandos do sexo feminino, mais hábeis na postura inovadora e crítica e os graduandos destacam colegas do sexo feminino como mais hábeis na interação com seus pares e sociedade. Conclui-se que os graduandos envolvidos na pesquisa estão desenvolvendo parcialmente as competências gerais fundamentais para a sua atuação profissional.
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