Mulheres hipertensas e a depressão: relato sobre intervenção com grupo operativo e atividades físicas
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p252Palavras-chave:
Transtorno de Adaptação, Depressão, Hipertensão – Mulheres, Tratamento. Exercício Físico, Qualidade de Vida.Resumo
A hipertensão é uma doença crônica não transmissível e representa um fator significativo na redução da qualidade e expectativa de vida das pessoas, sendo que as intervenções não farmacológicas têm se apresentado eficazes, com baixos custos e riscos. Alguns estudos desenvolvidos em pacientes deprimidos revelam a prevalência de 28% de hipertensão. Esse relato apresenta a experiência de trabalho realizada com um grupo de sete mulheres hipertensas, que foi desenvolvido com o intuito de promover saúde e melhorar a qualidade de vida dos sujeitos. A intervenção dispôs de atividade física e atividade psicológica – grupo operativo. Para avaliar os níveis de depressão utilizou-se o BDI (Beck Depression Inventory). Com os resultados constatou-se que a hipertensão se apresentou relacionada com a depressão. As intervenções se mostraram eficazes, considerando que por meio das análises qualitativas o grupo demonstrou adaptação ativa frente à realidade. Já nas análises quantitativas observa-se uma diminuição nos níveis de depressão e o grupo relata maior compromisso com a alimentação e hábitos mais saudáveis de vida, resultando melhora no controle da pressão arterial.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Vale C aparecida, Meireles GM de O, Fonseca SC, Gomes AHA, Carvalho-Freitas MN, Silva MV, et al. Mulheres hipertensas e a depressão: relato sobre intervenção com grupo operativo e atividades físicas. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 22º de janeiro de 2025];17(2):252-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/308
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).