ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HÁBITOS VOCAIS, SEDENTARISMO E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS FREQUENTADORES DA UNIDADE DE SAÚDE VILA NOVA
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2013v14n1/2p22Palavras-chave:
voz, qualidade de voz, qualidade de vidaResumo
OBJETIVO: Verificar se as orientações sobre a saúde vocal e a prática de atividade física oferecem melhores formas de prevenção, retardando o envelhecimento vocal precoce e melhorando a qualidade de vida. MÉTODOS: Participaram deste estudo 30 idosos, de ambos os sexos, com faixa etária entre 60 e 83 anos, sendo 10 fisicamente ativos e 20 sedentários. Os idosos foram separados em três grupos, a saber: GSS: Grupo sedentário, sem orientação de saúde vocal; GSC: Grupo sedentário, com orientação de saúde vocal e GFAC: Grupo fisicamente ativo, com orientação de saúde vocal. Aplicaram-se dois questionários, um com questões do tipo fechada e outro o questionário de qualidade de vida em voz (QVV). RESULTADOS: Os grupos sedentários apresentaram valores dos escores total do QVV menores e uma porcentagem maior de problemas de saúde quando comparados com os fisicamente ativos, porém sem impactar na qualidade de vida. CONCLUSÃO: O estilo de vida saudável e a prática regular de atividade física ajudam a reduzir a ocorrência de problemas de saúde, no entanto não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos quanto à orientação sobre a saúde vocal não se mostrando uma medida preventiva importante quando isolada. É possível que outros fatores concorram de forma mais significante para o retardo do envelhecimento vocal e melhoria na qualidade de vida sendo necessárias mais pesquisas para identificá-los e colocá-los em prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).