Avaliação da satisfação profissional de trabalhadores em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p93Palavras-chave:
Serviços de saúde mental, Satisfação profissional, Saúde mental.Resumo
Objetivou-se avaliar o nível de satisfação profissional de trabalhadores em saúde mental. Trata-se de um estudo transversal analítico, com abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários a 76 trabalhadores em saúde mental de dois CAPS e duas clínicas psiquiátricas. Utilizou-se um questionário sociodemográfico ocupacional e outro de avaliação da satisfação profissional da equipe envolvida com os serviços de saúde mental (SATIS-BR). Os resultados identificaram bons escores de satisfação, sendo a média global de 3,6 (±0,7), repetindo tais escores nos quatro fatores. Os maiores índices de satisfação se concentraram no tratamento dado aos pacientes, nas responsabilidades profissionais, na privacidade e confiabilidade e no relacionamento interpessoal. Já a insatisfação mais acentuada foi em relação às condições físicas das unidades, a política salarial e a falta de autonomia nos serviços. Melhores escores de satisfação foram encontrados nas clínicas privadas e nos trabalhadores celetistas.
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