Um olhar sobre os usuários de medicamentos psicoativos acompanhados na Atenção Primária em Saúde em Maringá - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p114Palavras-chave:
saúde-mental, psicotrópicos, atenção primária a saúdeResumo
As Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuam em um grupo de pacientes que utilizam continuamente substâncias psicoativas. Muitos deles utilizam outros medicamentos e estão expostos a interações medicamentosas e reações adversas decorrentes do uso combinado dos mesmos e não seguem as prescrições corretamente.Este trabalho estudou o perfil dos participantes desse grupo e verificou como as ações em promoção à saúde ajudam no seguimento correto do tratamento prescrito a esses pacientes. Foram entrevistados 63 pacientes que utilizam medicação controlada e que participaram das reuniões de grupo desde setembro a dezembro de 2011. A análise das entrevistas traçou um perfil dos usuários e revelou a inconsistência dos dados dos prontuários e o alto uso de benzodiazepínicos, em especial nos idosos.É necessário, portanto, melhorar a formação dos profissionais envolvidos no atendimento aos usuários de substâncias psicoativas, em particular quanto ao preenchimento dos prontuários e a farmacoterapia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).