O processo de desenvolvimento docente no ensino superior da área de saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e724

Palavras-chave:

Docentes de Medicina;, Capacitação de Professores;, Faculdades de Medicina.

Resumo

O estudo teve como objetivo evidenciar as produções científicas acerca do processo de Desenvolvimento Docente no ensino superior na área da saúde, no período de 2009 a 2019. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); e Scientific Electronic Library Online (SciElo), com descritores, desenvolvimento docente, educação e escola médica. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados doze artigos (inglês e português) para discussão e resultados. Surgiram três categorias: percepção docente, papel da Instituição de Ensino Superior e formação, educação continuada e Desenvolvimento Docente. Concluiu-se que, apesar de um aumento expressivo de programas de Desenvolvimento Docente, muito ainda precisa ser realizado, especialmente no que se refere à gestão, planejamento e envolvimento do corpo docente.

Biografia do Autor

Carolina Tizzot de Munhoz Furtado, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Psicóloga. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP).

Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)

Enfermeira. Doutora em Filosofia em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). 

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Tizzot de Munhoz Furtado C, Sanson Zagonel IP. O processo de desenvolvimento docente no ensino superior da área de saúde: revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/724

Edição

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