Espiritualidade no ensino em saúde: Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e826Palavras-chave:
Espiritualidade, Religião, EnsinoResumo
Revisão de escopo com objetivo de mapear produções científicas sobre a espiritualidade no ensino em saúde. Utilizou-se o acrônimo População Conceito Contexto (PCC) - População para estudantes das graduações de saúde, Conceito para espiritualidade e religião e Contexto para ensino da saúde. Este estudo foi estruturado pelo PRISMA-Scr. Foram incluídos os artigos publicados em português, espanhol e inglês de janeiro de 2010 a setembro 2020. Inicialmente identificou-se 798 artigos dos quais 12 foram incluídos na revisão. Os principais resultados revelam um aumento das publicações entre 2013 e 2019. Os principais resultados apontam que dos 12 artigos incluídos no estudo, oito contém propostas metodológicas de educação em saúde e espiritualidade, com busca por metodologias e estruturas mais apropriadas do ponto de vista pedagógico. Conclui-se que trazer a espiritualidade aos estudantes da saúde possibilita a auto reflexão e a capacitação do próprio docente.
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