Espiritualidade no ensino em saúde: Scoping Review

Autores

  • Fabiana Taborda de Ramos da Silva Enfermeira Emergencista /Resgatista do SAMU
  • Isabela Hodecker da Silveira Faculdades Pequeno Príncipe
  • Rosiane Mello Guetter Faculdades Pequeno Príncipe
  • Renato Soleiman Franco Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e826

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religião, Ensino

Resumo

Revisão de escopo com objetivo de mapear produções científicas sobre a espiritualidade no ensino em saúde. Utilizou-se o acrônimo População Conceito Contexto (PCC) - População para estudantes das graduações de saúde, Conceito para espiritualidade e religião e Contexto para ensino da saúde. Este estudo foi estruturado pelo PRISMA-Scr. Foram incluídos os artigos publicados em português, espanhol e inglês de janeiro de 2010 a setembro 2020.  Inicialmente identificou-se 798 artigos dos quais 12 foram incluídos na revisão. Os principais resultados revelam um aumento das publicações entre 2013 e 2019. Os principais resultados apontam que dos 12 artigos incluídos no estudo, oito contém propostas metodológicas de educação em saúde e espiritualidade, com busca por metodologias e estruturas mais apropriadas do ponto de vista pedagógico. Conclui-se que trazer a espiritualidade aos estudantes da saúde possibilita a auto reflexão e a capacitação do próprio docente.

Biografia do Autor

Fabiana Taborda de Ramos da Silva, Enfermeira Emergencista /Resgatista do SAMU

Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe. Enfermeira
Emergencista/Resgatista do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Curitiba, Paraná

Isabela Hodecker da Silveira, Faculdades Pequeno Príncipe

 Acadêmica de Medicina e bolsista de Iniciação Científica na Faculdades Pequeno Príncipe.
Curitiba, Paraná

Rosiane Mello Guetter, Faculdades Pequeno Príncipe

 Doutora em Farmácia. Docente Permanente do Programa do Mestrado em Ensino nas Ciências
da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe. Diretora de Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe.
Membro do Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Curitiba, Paraná

Renato Soleiman Franco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal. Docente Permanente
do Mestrado em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Escola de
Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, Paraná

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente Permanente do Programa de
Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe Curitiba. Membro do
Grupo de Pesquisa PENSA/FPP. Curitiba, Paraná.

Referências

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

1.
Taborda de Ramos da Silva F, Hodecker da Silveira I, Guetter RM, Soleiman Franco R, Sanches L da C. Espiritualidade no ensino em saúde: Scoping Review. Espac. Saude [Internet]. 11º de abril de 2022 [citado 17º de novembro de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/826

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