Integração entre os cursos de medicina e de enfermagem nas escolas de saúde no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p9Keywords:
Ensino. Faculdades de Medicina. Escolas de Enfermagem. Capacitação Profissional.Abstract
A integração entre os cursos da área da saúde possibilita um aprendizado conjunto das temáticas em comum e das que podem se complementar permitindo o trabalho em equipe. Objetivou-se identificar as diversas formas de integração aplicadas pelos docentes dos cursos de enfermagem e medicina, comparando as estratégias de integração utilizadas com a literatura publicada na área. A pesquisa foi transversal, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os participantes foram os coordenadores dos cursos de medicina e enfermagem, atuantes em IES localizadas no Estado do Paraná. Os dados coletados revelaram que há iniciativas isoladas e extracurriculares nas IES, quanto à promoção de temáticas comuns entre os cursos. Considera-se pelos resultados obtidos que a integração entre os cursos pesquisados continua sendo desafiadora e necessária, pois é desta forma que se torna possível uma real e efetiva educação interprofissional para reforçar as atitudes para o trabalho em equipe, sobretudo entre enfermeiros e médicos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Espaço para a Saúde
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).