Integração entre os cursos de medicina e de enfermagem nas escolas de saúde no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2018v19n1p9Palavras-chave:
Ensino. Faculdades de Medicina. Escolas de Enfermagem. Capacitação Profissional.Resumo
A integração entre os cursos da área da saúde possibilita um aprendizado conjunto das temáticas em comum e das que podem se complementar permitindo o trabalho em equipe. Objetivou-se identificar as diversas formas de integração aplicadas pelos docentes dos cursos de enfermagem e medicina, comparando as estratégias de integração utilizadas com a literatura publicada na área. A pesquisa foi transversal, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os participantes foram os coordenadores dos cursos de medicina e enfermagem, atuantes em IES localizadas no Estado do Paraná. Os dados coletados revelaram que há iniciativas isoladas e extracurriculares nas IES, quanto à promoção de temáticas comuns entre os cursos. Considera-se pelos resultados obtidos que a integração entre os cursos pesquisados continua sendo desafiadora e necessária, pois é desta forma que se torna possível uma real e efetiva educação interprofissional para reforçar as atitudes para o trabalho em equipe, sobretudo entre enfermeiros e médicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).