Importância do trabalho interprofissional para a Estratégia Saúde da Família e Pediatria
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p111Palavras-chave:
Saúde da Família - Atendimento Infantil, Relações Interprofissionais, Equipe de Assistência - Paciente.Resumo
Este estudo tem por objetivo caracterizar o atendimento do profissional de Enfermagem no Programa Saúde da Família (PSF), direcionado ao atendimento pediátrico, de forma a integrar a equipe e qualificar as informações para os familiares. Trata-se de estudo observacional, descritivo de uma coorte transversal, em que participaram 102 indivíduos, o qual analisa, de forma quantitativa, os dados coletados por um questionário com 12 questões, sobre o atendimento de Enfermagem, obtendo opiniões dos responsáveis pelas crianças até cinco anos, atendidas no ambulatório de pediatria de uma Unidade Básica de Saúde. Dos entrevistados, 92,86% receberam atendimento de Enfermagem antes da consulta pediátrica. 96,94% se diziam seguros com o acompanhamento da enfermeira e 95,92% receberam orientações nos aspectos que precisavam, quanto ao cuidado da criança. Quando perguntados sobre a avaliação geral do atendimento da equipe, 46,94% responderam ser ótimo, 46,94% acharam bom e 6,12%, regular. O modelo interprofissional contribuiu para a melhoria da atuação da equipe e na promoção à saúde, visando a melhoria da qualidade no processo de trabalho e na assistência à criança.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Miguel EA, Aires DL, Esteves RZ, Pissioli FCAM, Godoi SR, Silva SM. Importância do trabalho interprofissional para a Estratégia Saúde da Família e Pediatria. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 18º de dezembro de 2024];17(2):111-7. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/291
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).