Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p76

Keywords:

Profissionalismo. Avaliação de Desempenho Profissional. Educação em Enfermagem.

Abstract

Trata-se de revisão da literatura com o objetivo de identificar pelas evidências na literatura como é realizada a avaliação do profissionalismo nos cursos de enfermagem no período de 2014-2018. Foi realizada a busca dos artigos na base de dados PubMed, utilizando os descritores Profissionalism, Evaluation, Nursing. Selecionaram-se 8 artigos conforme os critérios de inclusão e a análise destes permitiu a identificação de 5 categorias que subsidiaram a discussão sobre as formas de avaliar profissionalismo nos cursos de enfermagem. Os resultados apresentaram distintas formas de avaliação, como o impacto dos modelos de avaliação, os métodos de aprendizagem que estimulam atitudes dos estudantes, a avaliação dos comportamentos e atitudes dos docentes em sala de aula ou em campo de prática e a avaliação das instituições formadoras, incluindo a forma como instituem o profissionalismo em seus currículos e planejamentos de aprendizagem.

Published

2019-05-20

How to Cite

1.
Vendrametto Marçal A do R, Ribeiro ER, Zagonel IPS. Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 2019 May 20 [cited 2024 Nov. 21];20(1):76-8. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/619

Issue

Section

Revisões

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >> 

Similar Articles

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.