HOMEOPATIA: PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SIGNIFICADO, ACESSO, UTILIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO NO SUS
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2014v15n2p58Palavras-chave:
Educação em SaúdeResumo
Em 1980, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, e em 1986, após a 8º Conferência Nacional de Saúde (CSN), foi introduzida como prática alternativa de assistência à saúde no âmbito dos serviços de saúde. Em 2004 foi criada a Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares (PNMNPC), publicação do Ministério da Saúde, que estabelece pontos importantes para a inserção destas práticas no sistema público de saúde. Objetivos: verificar o conhecimento dos usuários do SUS sobre a homeopatia e o seu interesse pela implantação da prática em Divinópolis, MG. Método: Estudo qualitativo do tipo estudo de caso por meio de entrevista semi-estruturada. Resultados: Prevalece na população pouco ou nenhum conhecimento sobre a homeopatia. No imaginário dos entrevistados constatou-se a confusão de homeopatia e tratamentos fitoterápicos caseiros; identificação de homeopatia como doença; a crença de inocuidade ao organismo dos medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos e a relação de fé ou misticismo com os homeopáticos ou fitoterápicos. Apesar do pouco conhecimento, a maioria dos entrevistados considera importante a implantação do tratamento homeopático no SUS Divinópolis, como uma alternativa de assistência. Conclusões: existe interesse na implantação da homeopatia no SUS Divinópolis. Recomenda-se aqui a realização de novos estudos que busquem maior amplitude de resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).