Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n1p76

Palavras-chave:

Profissionalismo. Avaliação de Desempenho Profissional. Educação em Enfermagem.

Resumo

Trata-se de revisão da literatura com o objetivo de identificar pelas evidências na literatura como é realizada a avaliação do profissionalismo nos cursos de enfermagem no período de 2014-2018. Foi realizada a busca dos artigos na base de dados PubMed, utilizando os descritores Profissionalism, Evaluation, Nursing. Selecionaram-se 8 artigos conforme os critérios de inclusão e a análise destes permitiu a identificação de 5 categorias que subsidiaram a discussão sobre as formas de avaliar profissionalismo nos cursos de enfermagem. Os resultados apresentaram distintas formas de avaliação, como o impacto dos modelos de avaliação, os métodos de aprendizagem que estimulam atitudes dos estudantes, a avaliação dos comportamentos e atitudes dos docentes em sala de aula ou em campo de prática e a avaliação das instituições formadoras, incluindo a forma como instituem o profissionalismo em seus currículos e planejamentos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2019-05-20

Como Citar

1.
Vendrametto Marçal A do R, Ribeiro ER, Zagonel IPS. Avaliação de profissionalismo como competência na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 20º de maio de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];20(1):76-8. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/619

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.