Graduandos de sete cursos de saúde: entre transtornos mentais comuns e o rendimento acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p42Palavras-chave:
Estudantes de Ciências da Saúde. Saúde Mental. Qualidade de vida.Resumo
Objetivou-se investigar a qualidade de vida e o sofrimento psíquico em 254 graduandos de sete cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba. Utilizou-se: questionário sociodemográfico; e questionário complementar com uma questão de múltipla escolha, quatro questões dicotômicas e duas questões abertas, elaboradas com base em indicadores gerais de Transtornos Mentais Comuns – TMC, vivências acadêmicas e saúde, respectivamente. Os dados foram analisados por estatísticas descritivas no SPSS-23 e no GNU PSPP 1.0.1 (porcentagem, média e desvio-padrão). Como resultados, 61,2% não se sente satisfeito com o próprio rendimento acadêmico e 75,7% relatou ansiedade. Análise de conteúdo explicitou sobrecarga e tempo reduzido para lazer e atividades físicas. Destaca-se a necessidade de identificação precoce de TMC nesta população, visando melhor desempenho pessoal e profissional, considerando a promoção de fatores de proteção e a possibilidade de serviços de apoio em saúde mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).