Equipe gestora de municípios de pequeno porte na região Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n2p85Palavras-chave:
Equipe de Saúde, Gestão de Serviços de Saúde, Sistema Único de Saúde-SUS.Resumo
O objetivo do estudo é identificar a equipe gestora dos municípios de pequeno porte da macrorregião Norte do Paraná. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com as equipes de gestão em saúde de 82 municípios de pequeno porte da região Norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um formulário estruturado contendo variáveis relacionadas ao perfil e atuação da equipe gestora. Os resultados revelaram que houve o predomínio de mulheres ocupando cargos de gestão e que mais de 50% dos membros da equipe gestora situavam-se na faixa etária de 30 a 44 anos e com ensino superior completo. Muitos profissionais que ingressavam nos serviços de saúde já entravam incorporados na equipe gestora. As funções de gestão mais referidas foram as relacionadas à responsabilidade pelos diferentes sistemas de informação, seguida pela regulação de exames e consultas especializadas e a função de planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde. Ter uma equipe gestora relativamente jovem, com bom nível de formação pode contribuir para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que esta equipe realize uma gestão que não perpetue uma prática de reprodução de modelo hegemônico centrado na doença e na lógica do mercado.Downloads
Publicado
2016-12-29
Como Citar
1.
Bonfin MCB, Nunes E de FP de A, Mendonça F de F, Carvalho BG. Equipe gestora de municípios de pequeno porte na região Norte do Paraná. Espac. Saude [Internet]. 29º de dezembro de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];17(2):85-92. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/288
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).