Sistema de informação da atenção básica e sua utilização pela equipe de saude da família: uma revisão integrativa.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p38Palavras-chave:
Saúde da Família, Sistemas de Informação, Atenção Básica.Resumo
O objetivo do estudo é analisar a produção científica sobre o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e sua utilização pelas Equipes de Saúde da Família. Foi realizada revisão integrativa nas bases de dados Lilacs, Medline, Scielo, e Biblioteca Virtual de Saúde Pública sendo utilizados, como critérios de inclusão, artigos originais, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado para a análise dos artigos encontrados. A leitura dos artigos foi norteada pelas seguintes questões: “O SIAB é utilizado pelas equipes de saúde para direcionar suas ações?”, “Quais as dificuldades dos diferentes profissionais que atuam na Equipe de Saúde da Família em utilizar o SIAB?”, “Quais as recomendações feitas pelos estudos em relação ao sistema?”. Foram identificados 109 artigos sendo selecionados 18 para o presente estudo. Os estudos revelam que o sistema tem pouca utilização quando comparado às suas potencialidades ou não é utilizado pela maioria das equipes. As dificuldades citadas referem-se às fichas do SIAB quanto à interpretação, conteúdo e quantidade; capacitação dos profissionais e a prática da utilização dos dados para direcionar ações. Os tipos de ações mais sugeridas pelos estudos foram: a implementação de educação permanente; espaços para reflexão da importância da sua utilização para o trabalho realizado pela equipe e mudanças no sistema de acordo com a realidade local. Conclui-se que para a utilização dos dados é necessário ocorrer mudança na organização do processo de trabalho em saúde.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Radigonda B, Conchon MF, Carvalho WO de, Nunes E de FP de A. Sistema de informação da atenção básica e sua utilização pela equipe de saude da família: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 22º de fevereiro de 2025];12(1):38-47. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/426
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).