Caracterização dos acidentes de trânsito e suas vítimas em Campo Mourão, Paraná, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2010v12n1p16Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Prevenção de Acidentes, Epidemiologia.Resumo
Este estudo objetivou caracterizar os acidentes de trânsito e suas vítimas em Campo Mourão, Paraná, Brasil de 2005 a 2007. O instrumento para coleta de dados foi o relatório de atendimento do socorrista (RAS) do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão. Os dados foram analisados pelo programa Epi Info/versão 3.4.3. No período de estudo ocorreram 1.983 acidentes com 2.683 vítimas. O acidente mais freqüente foi à colisão entre veículos de passeio e motocicletas, porém, o maior número de óbitos foi por acidentes entre veículos de passeio. A maior parte dos acidentes ocorre durante a semana, na região central, no fim da tarde e início da noite. Com relação às 2.683 vítimas, a maioria era jovem, do sexo masculino e condutores de motocicletas. Assim, se faz necessário implantar ações e programas educativos, de planejamento urbano, de fiscalização de trânsito, principalmente na região central e nos horários e dias em que ocorre a maioria dos acidentes.Downloads
Publicado
2011-08-10
Como Citar
1.
Souza AP de, Mortean E de CM, Mendonça F de F. Caracterização dos acidentes de trânsito e suas vítimas em Campo Mourão, Paraná, Brasil. Espac. Saude [Internet]. 10º de agosto de 2011 [citado 18º de dezembro de 2024];12(1):16-22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/423
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).