Vigilância em saúde no âmbito municipal: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n1p184Palavras-chave:
Vigilância em Saúde, Gestão em Saúde, Municipalização.Resumo
Com objetivo de analisar a gestão e a organização da vigilância em saúde, tendo em vista o conceito de vigilância ampliada, bem como de suas ações e atribuições no município, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, a partir da análise de dezessete artigos indexados nas bases de dados nacionais SCIELO e LILACS, 70% publicados entre 2009-2015, e oito documentos oficiais e de centros de formação profissional, permitindo a construção de duas categorias de análise. Os resultados da revisão apontam que o conceito de vigilância em saúde deveria incorporar a integração das atividades para uma atenção ampliada. Para o alcance desses resultados destaca-se a necessidade de compartilhamento do saber conjunto e do saber específico de cada uma das vigilâncias, bem como a importância de ações da gestão no processo de trabalho, na alocação de recursos, na capacidade técnica, e gestora municipal.Downloads
Publicado
2017-07-17
Como Citar
1.
Silva JFM, Carvalho BG. Vigilância em saúde no âmbito municipal: revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 17º de julho de 2017 [citado 17º de janeiro de 2025];18(1):184-95. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/359
Edição
Seção
Revisões
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).