Estado de saúde e perfil ocupacional dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p49Palavras-chave:
readaptação ao emprego, saúde do trabalhador, mobilidade ocupacional, universidades, enfermagem.Resumo
Identificar o estado de saúde e o perfil ocupacional dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade pública. Método: Estudo transversal, realizado com 92 servidores das áreas técnico-administrativas e docentes de uma universidade estadual publica. Para coleta de dados utilizou-se um instrumento de caracterização contendo dados sócio demográficos, ocupacionais e de saúde dos servidores. Resultados: Dos 92 servidores, 73,9% eram do sexo feminino; 98,9% dos motivos da readequação e readaptação estão relacionadas a limitações por distúrbio físico. Em relação à categoria profissional, 48,9% dos readequados/readaptados exercia a função de serviços gerais. Identificou-se que a readaptação e readequação contribuíram para a diminuição dos afastamentos por doenças e as aposentadorias precoces, representando uma medida que permite ao trabalhador restabelecer sua saúde sem abandonar o mercado de trabalho ainda em idade produtiva. Conclusão: Intervenções de promoção à saúde e prevenção de agravos relacionados ao trabalho são necessárias e devem ser desenvolvidas no ambiente no qual o trabalhador atua. Ainda, politicas públicas e organizacionais devem ser desenvolvidas e implementadas a fim de incluir o profissional readequado/readaptado no contexto organizacional e assim reduzir o impacto socioeconômico e na qualidade de vida desse trabalhador.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Ciconato A, Cacciari P, Haddad M do CFL, Rossaneis MA, Birolim MM. Estado de saúde e perfil ocupacional dos trabalhadores readequados e readaptados de uma universidade pública. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 17º de janeiro de 2025];17(1):49-55. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/369
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).