A experiência de ser paciente simulado durante a formação na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2022v23.e880

Palavras-chave:

Simulação de Paciente, Estudantes de Ciências da Saúde, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

A aprendizagem baseada em simulação ganha espaço nos currículos para formação em saúde com a utilização de paciente simulado, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de competências em ambiente protegido de ensino-aprendizagem. O contato com situação simulada estimula o treino das habilidades clínicas, antes do contato com pacientes reais. Tem-se como objetivo identificar como a experiência em ser paciente simulado influencia na formação acadêmica de estudantes da área de saúde. O método foi exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido por meio de pesquisa transversal com questionário contendo escala Likert, aplicado por meio de survey on-line. Ficou evidente neste estudo que os estudantes da área da saúde que participam das simulações clínicas, como Paciente Simulado, perceberam benefícios em seu desenvolvimento enquanto futuros profissionais. O fato de interpretar um caso clínico advindo da realidade faz desse aprendizado mais significativo comparado a uma aula com método tradicional de ensino sobre o mesmo assunto.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Melo Osório, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Curso de Graduação em Enfermagem pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Curitiba-Paraná.

Karyna Turra Osternack, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre em Biotecnologia na Saúde da Criança e do Adolescente pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

Rosiane Guetter Mello, Faculdades Pequeno Príncipe

Farmacêutica. Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná. Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação das Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná.

 

Wanderlei Silvano Wos, Universidade Positivo

Enfermeiro. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Positivo, Curitiba, Paraná.

Juliana Ollé Mendes, Faculdades Pequeno Príncipe

Enfermeira. Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pelas Faculdades Pequeno Príncipe.
Docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina das Faculdades Pequeno
Príncipe, Curitiba, Paraná.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

1.
Osório MEM, Osternack KT, Mello RG, Wos WS, Mendes JO. A experiência de ser paciente simulado durante a formação na área da saúde. Espac. Saude [Internet]. 27º de outubro de 2022 [citado 18º de dezembro de 2024];23. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/880

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