Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa

Autores

  • Luciano Ricardo Sfredo
  • Marina Deina Faculdades Pequeno Príncipe
  • Carolina Reinert
  • Ingridy de Souza Digner
  • Lucas Zantut

DOI:

https://doi.org/10.22421/15177130-2020v21n2p80

Palavras-chave:

Educação a Distância. Aprendizado Ativo. Educação em Saúde.

Resumo

Este estudo pretende, através de revisão integrativa, analisar qual é a aplicabilidade de metodologias em um contexto de educação à distância. Para tal, a busca de artigos foi realizada na plataforma de pesquisa Google Scholar, utilizando os descritores Educação a Distância, Aprendizado Ativo e Ensino da Saúde. Foram selecionados ao final 12 artigos, cuja análise permitiu a identificação de três categorias que abordam a evolução histórica das metodologias de ensino, ferramentas e sua aplicabilidade ao contexto atual brasileiro e principais dificuldades. O estudo da literatura confirma o protagonismo crescente da inserção dos recursos tecnológicos na educação em saúde e permitiu que fossem identificados os recursos com maior praticidade e viabilidade de aplicação no panorama atual do Brasil. Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) que permitem a utilização de metodologias como forma de ensino, destacam-se a utilização de narrativas digitais no processo de aprendizado e plataformas virtuais de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciano Ricardo Sfredo

Médico residente do serviço de Urologia do Hospital das Clínicas de Curitiba (HC), Curitiba, Paraná, Brasil.

Marina Deina, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Carolina Reinert

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Ingridy de Souza Digner

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Lucas Zantut

Acadêmico do Curso de Medicina das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP), Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

1.
Sfredo LR, Deina M, Reinert C, de Souza Digner I, Zantut L. Aplicabilidade das metodologias ativas no ensino em saúde à distância: uma revisão integrativa. Espac. Saude [Internet]. 20º de dezembro de 2020 [citado 24º de novembro de 2024];21(2):80-9. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/701

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.