Interação, Ensino, Saúde e Comunidade pela perspectiva dos discentes de medicina.

Autores

  • Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Juliana Terra Ribeiro Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Tânia Inessa Martins de Resende Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e728

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação Médica, Educação em Saúde, Estudantes de Medicina

Resumo

O eixo educacional Interação, Ensino, Saúde e Comunidade tem como objetivo preparar o aluno de medicina para lidar com diferentes cenários profissionais. O estudo em questão pretende analisar, de acordo com a perspectiva do discente, a relevância das atividades desenvolvidas por esse eixo educacional na formação de médica. Assim, foram realizados 7 grupos focais, com graduandos do 2º ao 4º ano de faculdade do curso de medicina. Os primeiros seis grupos se concentraram em identificar o potencial e as limitações da disciplina e o último grupo em desenvolver sugestões para as limitações identificadas. A pesquisa revelou que há limitações a serem enfrentadas como a constante mudança de metodologias ativas adotadas para o eixo. Por outro lado, destacou-se a possibilidade de aplicar técnicas e desenvolver competências em diferentes cenários da prática de saúde, as quais promovem crescimento pessoal e profissional,
ao mesmo tempo que fortalecem o ciclo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Cirurgia Geral pela SES/
DF. Brasília, Distrito Federal

Juliana Terra Ribeiro, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Áreas Cirúrgicas pela
SES/DF. Brasília, Distrito Federal

Tânia Inessa Martins de Resende, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.
Brasília, Distrito Federal

 

Referências

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Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Albuquerque NMDS de, Ribeiro JT, Resende TIM de. Interação, Ensino, Saúde e Comunidade pela perspectiva dos discentes de medicina. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 29º de abril de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/728

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