Interação, Ensino, Saúde e Comunidade pela perspectiva dos discentes de medicina.

Autores

  • Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Juliana Terra Ribeiro Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Tânia Inessa Martins de Resende Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e728

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação Médica, Educação em Saúde, Estudantes de Medicina

Resumo

O eixo educacional Interação, Ensino, Saúde e Comunidade tem como objetivo preparar o aluno de medicina para lidar com diferentes cenários profissionais. O estudo em questão pretende analisar, de acordo com a perspectiva do discente, a relevância das atividades desenvolvidas por esse eixo educacional na formação de médica. Assim, foram realizados 7 grupos focais, com graduandos do 2º ao 4º ano de faculdade do curso de medicina. Os primeiros seis grupos se concentraram em identificar o potencial e as limitações da disciplina e o último grupo em desenvolver sugestões para as limitações identificadas. A pesquisa revelou que há limitações a serem enfrentadas como a constante mudança de metodologias ativas adotadas para o eixo. Por outro lado, destacou-se a possibilidade de aplicar técnicas e desenvolver competências em diferentes cenários da prática de saúde, as quais promovem crescimento pessoal e profissional,
ao mesmo tempo que fortalecem o ciclo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Cirurgia Geral pela SES/
DF. Brasília, Distrito Federal

Juliana Terra Ribeiro, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Áreas Cirúrgicas pela
SES/DF. Brasília, Distrito Federal

Tânia Inessa Martins de Resende, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.
Brasília, Distrito Federal

 

Referências

Albuquerque ABB, Bosi MLM. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública. [online]. 2009, vol.25, n.5, pp.1103-1112. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500017.

Albuquerque NMDS; Ribeiro JT; Resende TIM. Analise comparativa sobre a percepção dos estudantes de medicina acerca do impacto das disciplinas IESC e HÁ no contexto de atividades práticas durante a graduação. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, Brasília, v. 3, n. 1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5825.

Almeida EG, Batista NA. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. Bras. Educ. Méd. 2013 fev 26; 37(2): 192-201

Belfor JA, Sena IS, Silva DKB, Lopes BRS, Koga Júnior M, Santos BEF. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciência & Saúde Coletiva. 2018. [acesso em 9 jan 2020]. 23: 73-82. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n1/1413-8123-csc-23-01-0073.pdf

Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirao Preto Online). 2014. [acesso em 15 fev 2020]. 47(3): 293-300. Disponível em : https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/aprendizagem-baseada-em-equipes-da-teoria-a-pratica.pdf

Costa NMSC, Cardoso CGLV, Costa DC. Concepções sobre o Bom Professor de Medicina. Rev. Bras. Educ. Méd. 2012; 36(4): 499-505. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000600008

Cunha GT, Campos GWS. A construção da clínica ampliada na atenção básica. [Dissertação-mestrado] - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, 2004.

Gil CRR, Turini B, Cabrera MAS, Kohatsu M, Orquiza SMC. Interação ensino, serviços e comunidade: desafios e perspectivas de uma experiência de ensino-aprendizagem na atenção básica. Rev. Bras. Educ. Méd. [online] 2008; 32(2): 230-239. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000200011.

Gondim SMG. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia. 2002; 12 (24): 149-161.

Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu). 2017; 21(61):421-34.

Mattar J, Aguiar APS. Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada Em Problemas, Problematização e Método Do Caso. Br. J. Ed., Tech. Soc. 2018; 11 (3): 404-415.

Mendes TMC, Bezerra HS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Interação ensino-serviço-comunidade no Brasil e o que dizem os atores dos cenários de prática: uma revisão integrativa. Rev Ciênc Plur. 2018 jul 6; 4(1): 98-116.

Ministério da Educação (Brasil). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. RESOLUÇÃO Nº 3. Diário Oficial da União. Seção 1, p.8-11. Brasília, 20 junho de 2014 [Internet]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Normas e manuais técnicos. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Brasília, Caderno de atenção básica n. 27, 2010. [acesso 4 jan 2020]. Disponível em:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernosab/ abcad27.pdf

Prediger RP, Scherer L, Allebrandt SL. Hermeneutica de profundidade e suas possibilidades metodológicas: Um levantamento bibliometrico da produção cientifica com essa metodologia. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. 2018. Espanha. Disponível em https://www.eumed.net/rev/cccss/2018/01/hermeneutica-produccion-cientifica.html

Rocha KB, Conz J, Barcinski M, Paiva D, Pizzinato A. A visita domiciliar no contexto da saúde: uma revisão de literatura. Psic. Saúde & Doenças. 2017 jan 3; v18(1): 170-185.

Santos BEF, Sena IS, Alves CP, Batista NA, Nazina MTST, Morais LSS. Avaliação discente sobre interação ensino, serviços e comunidade em equipes de saúde integradas ao programa mais médicos em estado da Amazônia. Tempus, actas de saúde colet. 2015. 9(4): 123-136.

Silva LA, Muhl C, Moliani MM. Ensino médico e humanização: análise a partir dos currículos de cursos de medicina. Psicol Argum. 2015; 33(80): 298-309.

Teófilo TJS, Santos NLP, Baduy RS. Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina. Interface (Botucatu). 2017; 21(60):177-88.

Thompsom JB. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Vozes. Petrópolis, RJ, 1995.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

1.
Albuquerque NMDS de, Ribeiro JT, Resende TIM de. Interação, Ensino, Saúde e Comunidade pela perspectiva dos discentes de medicina. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 18º de dezembro de 2024];22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/728

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.