Interaction, teaching, health and community from the perspective of the medical student

Authors

  • Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Juliana Terra Ribeiro Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB
  • Tânia Inessa Martins de Resende Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e728

Keywords:

Educación Superior, Educación Médica., Educación en Salud, Estudiantes de Medicina.

Abstract

The educational axis Interaction, Teaching, Health, and Community aims to prepare the medical
student to deal with different professional scenarios. This study aims to analyze, according to
the student's perspective, the relevance of the activities developed by this education axis for the
medical training. Thus, seven focus groups were formed, with students from the 2nd to the 4th
year of Medical School. The first six groups focused on identifying the discipline's potential
and limitations and the last group on developing suggestions for the identified limitations. The
research revealed that there are limitations to be faced, such as the constant change of active
methodologies adopted for the axis. On the other hand, the possibility of applying techniques
and developing skills in different scenarios of health practice, which promote personal and
professional growth, while strengthening the teaching-learning cycle, was highlighted.

Author Biographies

Natália Mariana Diógenes Silva de Albuquerque, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Cirurgia Geral pela SES/
DF. Brasília, Distrito Federal

Juliana Terra Ribeiro, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Médica pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. Residente em Áreas Cirúrgicas pela
SES/DF. Brasília, Distrito Federal

Tânia Inessa Martins de Resende, Centro Universitário de Brasilia- UniCEUB

Doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Docente do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.
Brasília, Distrito Federal

 

References

Albuquerque ABB, Bosi MLM. Visita domiciliar no âmbito da Estratégia Saúde da Família: percepções de usuários no Município de Fortaleza, Ceará, Brasil. Cad. Saúde Pública. [online]. 2009, vol.25, n.5, pp.1103-1112. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000500017.

Albuquerque NMDS; Ribeiro JT; Resende TIM. Analise comparativa sobre a percepção dos estudantes de medicina acerca do impacto das disciplinas IESC e HÁ no contexto de atividades práticas durante a graduação. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, Brasília, v. 3, n. 1, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5825.

Almeida EG, Batista NA. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev. Bras. Educ. Méd. 2013 fev 26; 37(2): 192-201

Belfor JA, Sena IS, Silva DKB, Lopes BRS, Koga Júnior M, Santos BEF. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciência & Saúde Coletiva. 2018. [acesso em 9 jan 2020]. 23: 73-82. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n1/1413-8123-csc-23-01-0073.pdf

Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirao Preto Online). 2014. [acesso em 15 fev 2020]. 47(3): 293-300. Disponível em : https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/aprendizagem-baseada-em-equipes-da-teoria-a-pratica.pdf

Costa NMSC, Cardoso CGLV, Costa DC. Concepções sobre o Bom Professor de Medicina. Rev. Bras. Educ. Méd. 2012; 36(4): 499-505. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000600008

Cunha GT, Campos GWS. A construção da clínica ampliada na atenção básica. [Dissertação-mestrado] - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, 2004.

Gil CRR, Turini B, Cabrera MAS, Kohatsu M, Orquiza SMC. Interação ensino, serviços e comunidade: desafios e perspectivas de uma experiência de ensino-aprendizagem na atenção básica. Rev. Bras. Educ. Méd. [online] 2008; 32(2): 230-239. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000200011.

Gondim SMG. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Paidéia. 2002; 12 (24): 149-161.

Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu). 2017; 21(61):421-34.

Mattar J, Aguiar APS. Metodologias Ativas: Aprendizagem Baseada Em Problemas, Problematização e Método Do Caso. Br. J. Ed., Tech. Soc. 2018; 11 (3): 404-415.

Mendes TMC, Bezerra HS, Carvalho YM, Silva LG, Souza CMCL, Andrade FB. Interação ensino-serviço-comunidade no Brasil e o que dizem os atores dos cenários de prática: uma revisão integrativa. Rev Ciênc Plur. 2018 jul 6; 4(1): 98-116.

Ministério da Educação (Brasil). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. RESOLUÇÃO Nº 3. Diário Oficial da União. Seção 1, p.8-11. Brasília, 20 junho de 2014 [Internet]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Normas e manuais técnicos. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Brasília, Caderno de atenção básica n. 27, 2010. [acesso 4 jan 2020]. Disponível em:http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernosab/ abcad27.pdf

Prediger RP, Scherer L, Allebrandt SL. Hermeneutica de profundidade e suas possibilidades metodológicas: Um levantamento bibliometrico da produção cientifica com essa metodologia. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. 2018. Espanha. Disponível em https://www.eumed.net/rev/cccss/2018/01/hermeneutica-produccion-cientifica.html

Rocha KB, Conz J, Barcinski M, Paiva D, Pizzinato A. A visita domiciliar no contexto da saúde: uma revisão de literatura. Psic. Saúde & Doenças. 2017 jan 3; v18(1): 170-185.

Santos BEF, Sena IS, Alves CP, Batista NA, Nazina MTST, Morais LSS. Avaliação discente sobre interação ensino, serviços e comunidade em equipes de saúde integradas ao programa mais médicos em estado da Amazônia. Tempus, actas de saúde colet. 2015. 9(4): 123-136.

Silva LA, Muhl C, Moliani MM. Ensino médico e humanização: análise a partir dos currículos de cursos de medicina. Psicol Argum. 2015; 33(80): 298-309.

Teófilo TJS, Santos NLP, Baduy RS. Apostas de mudança na educação médica: trajetórias de uma escola de medicina. Interface (Botucatu). 2017; 21(60):177-88.

Thompsom JB. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Vozes. Petrópolis, RJ, 1995.

Published

2021-04-15

How to Cite

1.
Albuquerque NMDS de, Ribeiro JT, Resende TIM de. Interaction, teaching, health and community from the perspective of the medical student. Espac. Saude [Internet]. 2021 Apr. 15 [cited 2024 May 15];22. Available from: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/728

Issue

Section

Artigos