O USO DE ÁLCOOL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2011v13n1p15Palavras-chave:
Álcool, Estudantes, Ensino médio, Prevalência, Amazônia,Resumo
Investigar o fenômeno do uso de álcool entre estudantes do ensino médio noturno em um contexto amazônico. Estudo transversal, em 2009, em Coari, Estado do Amazonas. Um questionário anônimo, auto-aplicado em sala de aula, foi respondido por amostragem sistemática da população de estudantes com idade entre 15 e 30 anos, matriculados no ensino médio, excluindo ensino supletivo, em todas as escolas públicas, inexistindo ensino particular para esta população do município. Os resultados foram expressos como razão de prevalências (RP). Foram entrevistados 27 educadores e 1382 estudantes (índice de perdas foi de 6,3%). Os educadores indicaram que percebem o uso de álcool em seus alunos, e que são necessárias ações permanentes, apontando a responsabilidade da mídia e do Estado, assim como o envolvimento de aspectos de sócio-culturais. A prevalência do uso de álcool no último ano foi 40,74%. Após controle, permaneceu a associação entre uso de álcool e sexo (RP=-0,94; IC 95%: -1,21/-0,67), religião (RP=0,61; IC 95%: 0,17/1,04); atividade profissional (RP=0,57; IC 95%: 0,24/0,89); atividade física regular (RP=-0,55; IC 95%:-0,88/-,022); e uso de fumo na vida (RP=0,81; IC 95%:0,39/1,23). O estudo indica que diversas características sócio-culturais estão associadas ao uso de álcool pelos alunos de ensino médio noturno no contexto amazônico.Downloads
Publicado
2012-01-13
Como Citar
1.
Campos DA, Lima H da S, Corradi-Webster CM, Moretti-Pires RO. O USO DE ÁLCOOL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CONTEXTO AMAZÔNICO. Espac. Saude [Internet]. 13º de janeiro de 2012 [citado 21º de novembro de 2024];13(1):15-22. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/446
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).