Uso de álcool e outras drogas por estudantes universitários de uma região de fronteira do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2015v16n4p07Palavras-chave:
estudantes, áreas de fronteira, drogas ilícitas, bebidas alcoólicas.Resumo
Identificar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas por estudantes universitários, em um município na tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina. Estudo de corte transversal, com 760 universitários no Brasil. Foi utilizado um questionário semiestruturado anônimo e autoaplicável. A análise estatística foi realizada por meio da medida de associação Odds Ratio, utilizando-se o programa SAS 9.0. Observou-se que 198 (26,1%) universitários pesquisados experimentaram droga alguma vez na vida, sendo 117 (59,1%) do sexo masculino e 79 (39,9%) do sexo feminino. O tabaco (23,6%) e a maconha (11,9%) foram as drogas mais relatadas, e o sexo masculino obteve as maiores chances de consumo (OR=MvsF=1,63). Quanto ao consumo de álcool, o percentual de uso na vida foi de 89,5%, e o sexo masculino apresentou maior chance de consumo de cerveja (OR=1,83), vinho (OR=1,60), vodca (OR=2,11) e uísque (OR=2,25). Os universitários dos cursos de Ciências Humanas apresentaram menor chance de consumo de drogas, quando comparados aos estudantes dos cursos de Ciências Exatas e Ciências da Saúde. Além disso, os universitários dos cursos de Ciências Exatas apresentaram maior chance de consumo de bebidas destiladas que os universitários dos cursos de Ciências Humanas. Conclui-se que a prevalência de uso na vida de drogas por universitários, em um município de tríplice fronteira, foi inferior quando comparada à média nacional e que a prevalência do consumo de bebidas alcoólicas na vida foi elevada. Indica-se a necessidade de intervenções preventivas pautadas em princípios éticos e na pluralidade cultural direcionada aos universitários da região.Downloads
Publicado
2021-04-15
Como Citar
1.
Priotto EP, Nihei OK, Lizzi EA da S. Uso de álcool e outras drogas por estudantes universitários de uma região de fronteira do sul do Brasil. Espac. Saude [Internet]. 15º de abril de 2021 [citado 22º de fevereiro de 2025];16(4):07-19. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/379
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).