Notificação de agravos em saúde do trabalhador no SUS: Nexo em pacientes gerais do Hospital de Clínicas da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2017v18n2p146Palavras-chave:
Vigilância epidemiológica, Saúde do trabalhador, Educação em saúdeResumo
Trata-se de um relato de experiência de planejamento e implantação em saúde do trabalhador, na atenção terciária num hospital geral do SUS (HC-UFPR), ações do Serviço de Epidemiologia Hospitalar, ensino e pesquisa (Departamento de Saúde Comunitária). Aborda os requisitos de notificação compulsória dos agravos de saúde do trabalho; os passos do protocolo; os fluxos de busca ativa do nexo e a análise e notificação para o SINAN. É demonstrada a estrutura de ensino médico de graduação/pós e da pesquisa em Vigilância de Saúde do Trabalhador/SUS, partes das Diretrizes Nacionais Curriculares de Medicina. Foram resultados de seis anos de notificação compulsória ao SINAN-Net 389 fichas/casos: Acidente grave 3; Câncer 9; Dermatoses 77; Ler/Dort 68; Pair 27; Pneumoconioses 30; Intoxicações 1; Transtornos mentais 19; Violência interpessoal 155. Discute-se a implantação do projeto, o comportamento e adesão dos profissionais, expectativas e perspectivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 dos Autores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).