Integração dos cuidados paliativos no sistema de saúde: o modelo australiano e aprendizados para a implementação no brasil.
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2016v17n1p56Palavras-chave:
Cuidados paliativos, Políticas de saúde, Sistemas de saúde, Envelhecimento.Resumo
O aumento do número de indivíduos idosos e com doenças crônicas não-transmissíveis gera novos desafios para os sistemas de saúde. A inserção dos cuidados paliativos (CP) é um importante fator de qualidade da assistência em saúde mas sua implementação ainda é limitada no Brasil. Objetivo: Relatar algumas iniciativas e experiências da integração dos CP no sistema de saúde da Austrália e que poderiam contribuir a implementação no contexto brasileiro. Método: Relato de experiência complementado pela revisão de literatura. Discussão: A inserção dos CP na Austrália iniciou nos anos 80 por redes comunitárias envolvidas com o movimento hospice. A provisão de CP é ofertada em quase todos locais onde o cuidado da saúde é realizado, incluindo unidades neonatais e pediátricas, hospitais gerais, consultórios de clínica geral, atendimento residencial, serviços comunitários e instituições de longa permanência. Serviços especializados também são ofertados em diversos modos. Tais inciativas permitiram que a Austrália alcançasse um ampla inserção de servicos de CP no sistema de saúde com qualidade considerável, ainda que com alguns desafios a serem enfrentados. A inclusão da disciplina na graduação e de treinamentos profissionais são aspectos importantes, bem como o engajamento da sociedade na reflexão sobre os cuidados no fim da vida. Considerações finais: Para a amplição da abordagem em CP no contexto brasileiro é necessário ofertar suporte educacional e treinamento profissional na área, divulgar e discutir as possibilidades de cuidado no fim da vida, particularmente para o público geral, e elaborar políticas públicas para a implementação dos CP na saúde pública.Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
1.
Marcucci FCI, Cabrera MAS, Rosenberg JP, Yates P. Integração dos cuidados paliativos no sistema de saúde: o modelo australiano e aprendizados para a implementação no brasil. Espac. Saude [Internet]. 23º de novembro de 2016 [citado 22º de fevereiro de 2025];17(1):56-65. Disponível em: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/366
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 dos Autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).