Prontuário eletrônico como ferramenta para a sistematização da assistência de enfermagem no serviço de urgência/emergência: percepção dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.22421/15177130-2019v20n2p30Keywords:
Emergências. Processo de Enfermagem. Serviços de Saúde para Idoso.Abstract
Introdução: A incorporação de tecnologias de informação como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) pode facilitar os processos de trabalho e contribuir para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em setores de emergência. Objetivo: Desvelar a opinião dos enfermeiros sobre o uso do PEP como ferramenta para SAE no setor de emergência. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, qualitativa, na emergência de um hospital público, de maio a julho de 2017. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e entrevista, a análise de dados por técnica de análise de conteúdo de Minayo. Resultados: Dificuldades evidenciadas na realização da SAE e a evidência de três categorias referentes a aplicabilidade, as particularidades em Idosos e o uso das tecnologias de informação. Conclusão: O PEP contribui para realização da SAE no setor de emergência e permite que as informações registradas sejam facilmente acessadas a qualquer momento.
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