Problematization Methodology in Curricular Extension: an approach with the Maguerez Arch
DOI:
https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2025v26.e1059Keywords:
Community-Institutional Relations, Teaching, Social LearningReferences
Albanese, M. “Problem-based learning: why curricula are likely to show little effect on knowledge and clinical skills.” Medical education. [Internet]. 2000; 34 (9): 729-38. [citado 14 de jan 2025]. Disponível em: https://doi.org/10.1046/j.1365-2923.2000.00753.x
Arienti WL. Sobre a implementação da curricularização da extensão: caracterizações e preocupações. Extensio: R. Eletr. de Extensão. [Internet]. 2023; 20(45):168-89. [citado 16 de jan 2025]. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e89716
Berbel NAN (Org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Ed. UEL/ COMPEd – INEP; 1999.
Berbel NAN. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL/COMPEd – INEP; 1999.
Berbel NAN. A metodologia da problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semin. Cienc. Soc. Hum. [Internet]. 2021;17(1esp):7-17. [citado 16 de jan 2025]. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44943
Berbel NAN. Metodologia da Problematização. Experiências com questões de ensino superior. Londrina: EDUEL, 1998.
Berbel NAN. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semin. Cienc. Soc. Hum. [Internet]. 1995;16(3):9-19. [citado 15 de jan 2025]. Disponível em: https://www.ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9458
Brandao ERM, Rocha SV, Silva SS. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade: Reorientando a formação médica. Rev. bras. educ. med. [Internet]. 2013. 37(4):573-77. [citado 15 de jan 2025]. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000400013.
Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas. [Internet]. 2007; 28(2):121-46. [citado 15 de jan 2025]. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733/2999
Cyrino AP, Godoy D, Cyrino EG. Saúde, ensino e comunidade: reflexões sobre práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
Freire P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Gonzalez AD, Almeida MJ. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2010; 15(3): 757-62. [citado 12 de jan 2025]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300018.
Jesus GB, Rebouças VFSL, Lima VFS. Metodologia da Problematização: possibilidades para a formação no ensino integrado. Research, Society and Development. [Internet]. 2022; 11(13): e429111335662. [citado 16 de jan 2025]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35662
Miguel JC. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade . RPE [Internet]. 2023; 19(50):e11534. [citado 17 de jan 2025]. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11534
Ministério da Educação (BR). Resolução nº 7 de 18 de dezembro de 2018. [Internet] 2018 [citado 12 de jan 2025]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192
Moreira COF, Dias MSA. Diretrizes Curriculares na saúde e as mudanças nos modelos de saúde e de educação. ABCS Health Sci. [Internet]. 2015; 40(3):300-5. [citado 12 de jan 2025]. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-771412
Morin E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO; 2011.
Rozin L, Forte LT. Curricularização da extensão universitária em saúde: uma proposta com uso do diagnóstico comunitário. Espac. Saude [Internet]. 2021; 22. [Acesso em 15 de jan de 2025]. Disponível em: https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e774
Rozin L, Sanches LC, Forte LT, Garbelini MCL. Projetos de extensão das Faculdades Pequeno Príncipe: uma trajetória a compartilhar. Curitiba: CRV; 2020.
Teo CRPA, Borsoi AT, Ferretti F. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação (Porto Alegre, Online) [Internet]. 2019; 42(3):486-95. [citado 16 de jan 2025]. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/29602
Villardi ML, Cyrino EG, Berbel NAN. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [Internet]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015: 45-52. [citado 14 de jan 2025]. Disponível em: https://books.scielo.org/id/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626-05.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Leandro Rozin, Luiza Tatiana Forte

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors grant the journal the copyright, with the work simultaneously licensed with Creative Commons CC BY, which allows the sharing of work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with authorship recognition and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).